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. | O Fokker Dr.I Dreidecker foi um avião militar, triplano, utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. Foi projetado por Reinhold Platz e construído pela Fokker-Flugzeugwerke e ganhou notoriedade ao ser pilotado pelo "Barão Vermelho" Manfred von Richthofen, Em fevereiro de 1917, os Sopwith Triplane começaram a aparecer na Frente Ocidental. Apesar de armado apenas com uma metralhadora Vickers , o Sopwith rapidamente se mostrou superior aos mais fortemente armados caças Albatros então fortemente implantados nos esquadrões da Luftstreitkräfte (Força Aérea Imperial Alemã). | |||||
. . . | Ano | 1917 | ||||
Pais de Origem | Alemanha | |||||
Função | Caça | |||||
Variante | Dr.I | |||||
Tripulação | 1 | |||||
Motor | 1 x Motor rotativo de 9 cilindros Oberursel Ur II | |||||
Peso (Kg) | Vazio | 406 | ||||
Máximo | 586 | |||||
Dimensões (m) | Comprimento | 5,77 | ||||
Envergadura | 7,19 | |||||
Altura | 2,95 | |||||
Performance (Km) | Velocidade Máxima | 170 | ||||
Teto Máximo | 5000 | |||||
Raio de ação | 340 | |||||
Armamento | 2 metralhadoras LMG 08/15 Spandau de 7,92mm fixas para a frente, na fuselagem | |||||
Países operadores | Alemanha | |||||
Fontes | Fonte:Enzo Angelucci; ”The world enciclopédia of military Aircraft” |
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HISTÓRIA |
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Fokker V.3 (protótipo) |
A Fokker , em resposta a um pedido da Idflieg, por intermédio do projetista Reinhold Platz, converteu um protótipo inacabado de um biplano no Fokker V.4, num pequeno triplano, alimentado por um motor rotativo, uma fuselagem de tubos de aço e três asas “cantilever”, com a mesma envergadura, desenvolvidas em colaboração com Hugo Junkers.
Os testes iniciais revelaram que o V.4 exigia uma força inaceitavelmente elevada para o controlo em resultado de ailerons e elevadores não equilibrados.
Em consequência a Fokker produziu um novo protótipo revisto designado por Fokker V.5. As mudanças mais notáveis foram a introdução de ailerons e elevadores equilibrados, bem como asas com maior envergadura, unidas por escoras, que embora estruturalmente desnecessárias melhoravam a sua rigidez. Em 14 de Julho de 1917, Idflieg (Inspektion der Fliegertruppen – Unidade do exercito imperial alemão responsável pela aviação militar) emitiu uma encomenda de 20 aeronaves de pré-produção.
Fokker FI (mais tarde - Dr. I.), o Barão Vermelho von Richthofen obteve a maioria das vitórias no caça Albatros, mas o seu nome será sempre associado Dr.I |
Os dois primeiros triplanoss de pré-produção foram designados FI, de acordo com de Idflieg , e foram enviados para a Jasta 10 e Jasta 11 para avaliação de combate, chegando a Markebeeke, Bélgica em 28 de agosto de 1917.
Richthofen voou pela primeira vez no FI em 1 de Setembro 1917 e derrubado dois aviões inimigo nos dois dias seguintes. Ele relatou que o FI foi superior ao Sopwith Triplane, recomendando que os esquadrões de caça fossem reequipados com o novo avião o mais rapidamente possível. A avaliação de combate teve um fim abrupto quando ambos os FI foram abatidos ainda no mês de setembro.
As restantes aeronaves de pré-produção, designados Dr.I, foram entregues à Jasta 11, tendo a Idflieg emitido uma encomenda para a produção de 100 triplanos em setembro, seguida por uma encomenda para 200 em novembro. Em outubro,a Fokker começou a entregar o Fokker Dr .I aos esquadrões da Jagdgeschwader 1 de Manfred von Richthofen .
Fokker Dr.I 425-17 em que Manfred von Richthofen foi morto |
Em comparação com os caças Albatros Pfalz, o Dr.I oferecia uma excecional manobrabilidade. Embora os ailerons não fossem muito eficazes, os controlos de leme e profundidade eram leves e poderosos. O Dr.I era consideravelmente mais lento do que os caças contemporâneos aliados em voo nivelado e em um mergulho, no entanto tinha uma taxa inicial de subida excelente embora o desempenho caísse drasticamente a altitudes mais elevadas, devido à baixa compressão do motor Oberursel Ur.II, um clone do motor rotativo Le Rhône 9J . Por outro lado a escassez e a má qualidade dos lubrificantes disponíveis tornaram os motores rotativoas muito propícios a falhas, especialmente durante o verão de 1918.
O Dr.I tinha outras deficiências. A visão do piloto era má durante a descolagem e aterragem, o cockpit era apertado e construído com materiais de qualidade inferior, e além disso, a proximidade das coronhas das armas deixava o piloto vulneráveis a graves lesão na cabeça em caso de um aterragem forçada. Sofria também de problemas estruturais nas asas que nunca foram totalmente resolvidos apesar dos reforços e melhorias no processo de construção, que foram sendo feitas após vários acidentes ocorridos por falência estrutural das asas.
Par de metralhadoras LMG 08.15 do Dr I |
No final de abril de 1918, foi atingido o máximo de Dr.I ao serviço em simultâneo, existiam 171 aeronaves ao serviço na Frente Ocidental.
Porém apesar das medidas corretivas, o Dr.I continuou a sofrer de falhas asa. Pesquisas no pós-guerra revelaram que a má construção não foi a única causa de falhas estruturais do triplano. Em 1929, investigações levadas a cabo pela NACA descobriram que a asa superior carregava um coeficiente de sustentação maior do que a asa inferior (em altas velocidades poderia ser 2,55 vezes mais).
Estes problemas estruturais crônicos destruíram qualquer perspetiva de encomendas em grande escala. A produção eventualmente terminaria em Maio de 1918, altura até a qual apenas 320 aeronaves tinham sido fabricadas. O Dr.I foi retirado do serviço da linha de frente quando o Fokker D. VII entrou em serviço.
O Dr. I voou em combate pela 1ª vez a 30 de agosto de 1917 derrubando um avião britânico |
No período do Armistício, alguns triplanos sobreviventes foram atribuídos a escolas de formação de caça em Nivelles, Bélgica e Valenciennes, França, onde testado por pilotos aliados foram evidenciadas as suas impressionantes qualidades de manobra.
Um grande número de réplicas da aeronave foram sendo posteriormente construídas por particulares e por museus mas por causa do custo e escassez de autênticos motores rotativos, as réplicas são geralmente alimentados por motores radiais Warner Scarab ou Continental R-670, embora alguns disponham de reproduções dos motores rotativos Le Rhône 9J ou Oberursel Ur.II.
Referindo-se ao Fokker Dr.I dizia Manfred von Richthofen que (ele) "sobe como um macaco e manobra como um diabo”.
Apesar da associação feita pelo público em geral entre Richthofen e o Fokker Dr.I, apenas 19 das suas 80 vitórias foram obtidas com esse tipo de avião. Foi o seu Albatros D.III, número de série 789/16 que recebeu a pintura em vermelho brilhante pela primeira vez, no final de janeiro de 1917, e com o qual ele obteve seu apelido (Barão Vermelho) e reputação.
Os Fokker Dr I do JG.1 em 1917 - o piloto de bengala é Manfred von Richthofen |
Richthofen acabaria por encontrar a morte aos comando de um Fokker Dr.I após ter sido atingido por um tiro fatal por volta das 11:00 em 21 de abril de 1918, enquanto voava sobre Morlancourt Ridge, perto do Rio Somme. Embora a morte do Barão Vermelho tenha sido creditada ao piloto canadiano da RAF Capitão Arthur Roy Brown, que atacou o Barão Vermelho com o seu Sopwith Camel, é nos dias de hoje comummente aceite que ele terá sido atingido por um disparo vindo do solo quando voava a baixa altitude, tempo depois de se ter livrado do ataque de Roy Brown.
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