Hawker Fury

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O Hawker Fury foi um avião de caça utilizado pela Royal Air Force na década de 1930. O Fury era o contraparte, na vertente caça, do bombardeiro ligeiro largamente implantado Hawker Hart. Era um avião rápido e ágil, tendo sido o primeiro caça britânico ao serviço de RAF com uma velocidade máxima superior a 322Km/h.
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Ano
1931
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Caça
Variante
Mk II
Tripulação
1
Motor
Rolls-Royce Kestrel VI
Peso (Kg)
Vazio
1240
Máximo
1636

Dimensões (m)
Comprimento
8,15
Envergadura
9,14
Altura
3,10

Performance (Km)
Velocidade Máxima
359
Teto Máximo
8990
Raio de ação
435
Armamento
2 metralhadoras Vickers de 7,7 mm sincronizadas, na fuselagem, com 600 tiros cada
Países operadores
Noruega,  Irão, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido, Jugoslávia
Fontes
Fonte:Enzo Angelucci; ”The world enciclopédia of military Aircraft”
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GALERIA
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Fury  PV3, prototipo com 4 armas, 1934
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Fury Mk II, 25º Sqn RAF, 1937
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Fury Mk.I  
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Fury Mk II, Yugoslav Air Force, 1941
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Fury do 43ºSqn da RAF, 1938
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Fury Espanhol com motor Hispano-Suiza
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HISTÓRIA
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Protótipo (Hawker Hornet), 1929
O Hawker Fury foi um desenvolvimento do anterior caça protótipo Hawker F.20 / 27 no qual foi instalado um novo motor V-12 Rolls-Royce F.XI, mais tarde conhecido como o Rolls-Royce Kestrel , que também foi usado no Hawker Hart. O novo protótipo de, conhecido inicialmente como o Hawker Hornet, voou pela primeira vez em Brooklands, Surrey, em março de 1929. Era um monomotor biplano, com asas de baía único, alimentado por um motor Rolls-Royce F.XIC de 420cv fechado numa carenagem aerodinâmica suave.

Rapidamente foi reequipado com um motor Rolls-Royce Kestrel de 480cv e avaliado em comparação com o Fairey Firefly II equipado com o mesmo motor. A sua estrutura totalmente metálica melhorava significativamente as suas prestações, quando comparado com o Firefly que tinha uma estrutura em madeira.

O Hornet acabaria por ser comprado pelo Ministério do Ar Britânico, no início de 1930, para proceder a uma avaliação mais aprofundada, ao que se seguiu uma encomenda de um lote de 21 aeronaves de pré- produção que designou de Hawker Fury. A primeira dessas aeronaves faria o seu voo inaugural a 25 de março de 1931.

Fury,com motor Hispano-Suiza, utilizados pelos
Nacionalistas Espanhois
O Hawker Fury foi o primeiro caça operacional da RAF a exceder os 322 km/h em voo nivelado. Tinha controlos altamente sensíveis que lhe davam uma excelente e acrobática performance e tinha uma taxa de subida de quase 730 m/min ( depois de receber um motor Kestrel de 525cv).

Foi entretanto construido um protótipo experimental, High Speed Fury, para testar recursos de design e um outro designado de Hawker PV3 , com um motor Rolls-Royce Açor e com quatro metralhadoras para o desenvolvimento mais geral. O PV3 fracassou devido a pouca fiabilidade do novo motor, em contrapartida o High Speed Fury permitiu o teste de muitas melhorias que viriam a ser implementadas no Hawker Fury Mk II, como uma fuselagem limpa que reduzia o arrasto, e um motor Rolls-Royce Kestrel Mk4 de 690cv que proporcionou melhorias de velocidade e razão de subida.

Fury, Noroeguês com motor Armstrong
 Siddeley Panther IIIA, em 1932
Sidney Camm projetou uma versão monoplano do Hawker Fury em 1933, projeto que foi desenvolvido posteriormente para receber o novo motor Rolls-Royce Merlin e revisto de acordo com o especificação F5/34 do Ministério do Ar tornando-se no protótipo do Hawker Hurricane.

O Hawker Fury Mk I entrou em serviço no 43º esquadrão da RAF em maio de 1931. Devido aos cortes no financiamento motivados pela Grande Depressão, foram encomendados apenas um número relativamente pequeno de aeronaves, para o equipamento dos 1º e 25º esquadrões. Ao mesmo tempo, o Bristol Bulldog, mais lento, equipava dez esquadrões de caça. O Hawker Fury Mk II entrou ao serviço em 1936-1937, aumento o número total de esquadrões para seis.

O Hawker Fury permaneceram no Comando de Caça da RAF até janeiro de 1939, sendo substituídos a partir dessa altura principalmente por Gloster Gladiators e outros tipos, como o Hawker Hurricane. Depois de sair da linha de frente eles continuaram a ser usados pelos esquadrões de instrução.

Fury FA Iraniana, motor  Pratt & Whitney Hornet, 1933
O Hawker Fury foi exportado para vários países, sendo fornecido com uma variedade de motores, com cilindros em V incluindo Rolls-Royce Kestrel, Hispano Suiza e Lorraine Petrel , e motores radiais Armstrong Siddeley Panther, Pratt & Whitney Hornet e Bristol Mercury.

Três Furys foram encomendados por Espanha em 1935, que se destina a produzir mais 50 sob licença alimentados por um motor Hispano Suiza 12Xbr de 612cv atingindo uma velocidade de 377 km h). As três aeronaves foram entregues sem armamento, a 11 de julho de 1936, pouco antes da eclosão da Guerra Civil Espanhola. Foram colocados ao serviço pelos republicanos, sendo equipados com metralhadoras recuperadas de outras aeronaves. Uma da aeronaves foi capturada pelos nacionalistas, embora não tenha sido utilizado operacionalmente, enquanto que os republicanos usaram uma das aeronaves na defesa de Madrid até ser destruído num acidente em novembro de 1936 .

Cerca de 30 Hawker Fury foram fornecidos à Força Aérea Jugoslava que os utilizou contra as forças do Eixo na invasão pela Alemanha em 1941, mas eram na altura completamente obsoletos perante os Messerschmitt Bf 109 e Messerschmitt Bf 110.
Fury da FA Iraniana (Pérsia) com motores Bristol Mercury

A Força Aérea Sul-Africana também usou os seus Hawker Fury contra as forças italianas na África Oriental em 1941 e, apesar de sua obsolescência, conseguiram alguns sucessos contra os bombardeiros italianos Caproni, bem como em ataques a aeródromos, nos quais destruíram varias aeronaves no solo.

Fury Mk.I  K5674
Foram produzidos 262 Hawker Fury, dos quais 22 foram exportados para a Pérsia (actual Irão). Estes foram inicialmente equipados com motores radiais Pratt & Whitney Hornet S2B1g sendo posteriormente reequipados com motor Bristol Mercury VI, devido a pouca fiabilidade dos anteriores. A Jugoslávia recebeu 30 aeronaves, 3 foram exportadas para Portugal, 3 para Espanha e pelo menos 30 para a África do Sul. Foi ainda fornecida uma aeronave à Noruega equipada com um motor radial Armstrong-Siddeley Panther IIIA.

O Hawker Fury Mk.I, com o número de série K5674, sobrevive ainda no Imperial War Museum em Duxford, no Reino Unido.

EM PORTUGAL
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Para colmatar a falta de aviões de caça no início dos anos trinta, missão então simbolicamente desempenhada pelos aviões de treino avançado Morane-Saulnier MS-133 e MS-233, a Aeronáutica Militar(A.M.) encomendou à Hawker, em Novembro de 1933, três Hawker Fury Mk I, que começaram os voos de ensaio em 28 de Maio de 1934 e chegaram a Portugal durante o mês de Junho do mesmo ano. Tratavam-se de aeronaves Hawker Fury Mk I equipados com motor Roll-Royce Kestrel II.

A A.M. atribuiu-lhes a numeração de 50 a 52. Devido à remodelação do sistema de matrículas de 1938, passaram a ser numerados de 401 a 403. Foram entregues ao Grupo Independente de Aviação de Protecção e Combate (GIAPC), em Tancos, que assim passou, na época, a operar os aviões mais velozes da Península Ibérica.

Estavam totalmente pintados em alumínio. Tinham a Cruz de Cristo, sobre círculo branco contornado a preto, no extra-dorso das asas superiores e no intradorso das asas inferiores. No leme, um rectângulo limitava as cores nacionais, sem escudo, o que era raro na época. A meio da fuselagem, entre as asas e a cauda, encontrava-se pintado o tradicional galgo amarelo de Tancos e, perto da cauda, o número do avião, a preto.

Os Hawker Fury da A.M. terminaram a sua vida operacional em 1943.

Texto de: "Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000 (adaptado)

DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
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