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ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1934 |
PAIS DE ORIGEM | Rússia |
TIPO | Caça |
MODELO | I-16 Tipo 18 |
TRIPULAÇÃO | 1 |
MOTOR | M-62 |
PESO MAXIMO (kg) | 1830 |
PESO VAZIO (kg) | 1434 |
ENVERGADURA (m) | 9 |
COMPRIMENTO (m) | 6.07 |
ALTURA (m) | 3.25 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 461 |
TECTO MÁXIMO (m) | 9300 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | 485 |
AUTONOMIA (h) | |
ARMAMENTO | quatro metralhadoras ShKAS de 7,62 mm |
GALERIA | ||||
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HISTÓRIA |
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O Polikarpov I-16 foi um caça soviético de design revolucionário que foi introduzido em meados de 1930 e formou a espinha dorsal da Força Aérea Soviética (a VVS Voyenno-Vozdushnye Sily), no início da II Guerra Mundial.
Foi o primeiro caça de asa baixa monoplano do mundo e o primeiro caça com trem de pouso retrátil operacional . O I-16 apelidado de "Ishak" ("Macaco") por pilotos soviéticos, esteve envolvido com destaque na Segunda Guerra Sino-Japonesa, na Batalha de Khalkhin Gol e, e na Guerra Civil Espanhola, onde foi chamado a Rata pelos nacionalistas e Mosca por parte dos republicanos. Prestou também serviço na Finlândia onde foi apelidado de "Siipiorava" ("Esquilo Voador").
Enquanto trabalhava no biplano Polikarpov I-15, Nikolai Nikolaevich Polikarpov trabalhava também no desenho de um caça monoplano avançado.
O design desta aeronave apresentava inovações de ponta, como o trem de aterragem retrátil e um cockpit totalmente fechado, e foi otimizado para velocidade, com uma fuselagem curta e atarracada na qual foi instalado um motor radial Wright Cyclone numa carenagem em aerofólio padrão NACA.
O protótipo foi aceite para produção em 22 de Novembro de 1933, um mês antes do seu primeiro voo. Era um avião pequeno, leve e simples de construir com o tanque de combustível 225lts montado na frente do cockpit, o trem de aterragem totalmente retrátil era acionado por uma manivela e em que o armamento consistia num par de metralhadoras ShKAS de 7,62 milímetros montadas no lado externo da engrenagem principal das asas, e com 900 munições cada.
O protótipo, TsKB-12, tinha sido projetado em torno do motor radial de nove cilindros Wright Cyclone SR-1820-F-3 de 710cv, porém o motor não estava ainda disponível pois a licença para a sua construção estava ainda a ser negociada e por isso Polikarpov foi convidado a contentar-se com o menos poderoso M-22 (versão de construção soviética do Gnome-Rhone Jupiter 9ASB que era uma versão licenciada do Bristol Júpiter VI) com 480cv. Este foi considerado aceitável porque a velocidade máxima projetada ainda ultrapassou 300 km/h.
Os testes de voo decorreram entre dezembro de 1933 e fevereiro 1934 tendo os ensaios revelado uma aeronave com muito boa capacidade de manobra, mas que não tolerava movimentos bruscos nos controles o que levou a que o avião fosse considerado perigoso para voar e todas as acrobacias fossem proibidas.
Ensaios em serviço do novo caça, designado por I-16, começaram em março de 1934 tendo o protótipo atingido os 359 km/h com o motor M-22. Porém o trem de aterragem recolhido manualmente provocava interferência nas manobras e exigia uma força considerável do piloto por isso a maioria dos voos de ensaio foram realizados com o trem de aterragem aberto. Aproximadamente trinta aeronaves I-16 Tipo 1 foram entregues, mas não foram atribuídos a qualquer esquadrão de caça. A maioria dos pilotos que voaram no I-16 1 para fins de avaliação não encontrou na aeronave muitas características compensadoras dos seus problemas iniciais.
O I-16 Tipo 4 foi a primeira aeronave de produção equipada com o motor M-22.
O I-16 Tipo 5, cuja produção em série foi iniciada ainda em 1934, e que substituiu o anterior, recebeu o motor M-25, (designação interna dos motores Cyclone após obtida a licença para a sua construção local), conjuntamente com uma série de melhorias aerodinâmicas, uma fuselagem ligeiramente alterada, incluindo a blindagem para o piloto e alterações nas portas do trem de pouso para permitir o seu fecho completo. Contou também com uma nova carenagem do motor com menor em diâmetro e com nove aberturas na frente do motor, que podiam ser fechadas para controlar o fluxo de ar de arrefecimento, um escape redesenhado com oito de saídas individuais e outras modificações.
O I-16 Tipo 10 foi introduzido no final de 1937, com o motor M-25B mais potente, e foi também alterada a cobertura deslizante da carlinga, que tinha provado ser desajeitado, na prática, foi substituído por um para-brisas fixo e cockpit aberto. Foram adicionadas ao armamento duas metralhadoras ShKAS de 7,62 milímetros, montado na parte superior do nariz e disparando através do arco da hélice. Estas duas metralhadoras seriam substituídas por dois canhões de 20mm no I-16 Tipo 12. Porem os canhões afetavam negativamente o desempenho da aeronave o que associado a escassez destas armas, conduziu a que fossem construídas poucas unidades de I-16 com este armamento.
O I-16 Tipo 18 surgiria na segunda metade do Verão de 1939, equipado com um motor Shvetsov M-62, que deu a aeronave uma maior capacidade e maior limite de altitude.
O I-16 Tipo 29, seria a versão final da aeronave teria como mudança significativa a retirada das metralhadoras das asa, adicionando uma metralhadora BS de 12,7mm disparando através do arco da hélice junto com as metralhadoras ShKAS. Poderia também transportar seis foguetes RS-82 sob as asas, juntamente com os tanques auxiliares, ou 200 Kg de bombas.
Um estudo do governo em 1939 mostrou que o I-16 tinha esgotado seu potencial de desempenho e a sua produção terminaria em 1941 tendo sido produzidos até aí, mais de 7.000 caças e quase 1.900 aeronaves para treino.
No início da Guerra Civil Espanhola, em 1936, as forças republicanas receberam um grande numero de I-16 (apelidade de “Rata”pelos nacionalistas, e de Mosca pelos republicanos )que permaneceu incontestada contra os biplanos Heinkel He-51 e Arado Ar 68 dos nacionalistas até o introdução do Messerschmitt Bf 109. A chegada do mais novo Bf 109B e a superioridade numérica esmagadora dos combatentes nacionalistas foram a principal causa das pesadas perdas de combate sofridas a partir de 1937. Experiência de combate mostrou que a I-16 tinha deficiências, a nível estrutural e de motor que foram sendo resolvidas, mas acima de tudo dispunha de um armamento deficiente, facto so resolvido no tipo 10, apelidado em Espanha de” Super Mosca”.
A Força Aérea Chinesa recebeu 250 I-16 Tipo 10, que não se mostraram a altura dos caças japoneses Nakajima Ki-27 durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
Os pilotos Soviéticos apelidaram a aeronave Ishak (em russo: Ишак, Macaco) porque era semelhante à pronúncia russa de "I-16". Quando a Operação Barbarossa começou em 22 de junho de 1941, 1.635 de 4226 aeronaves de caça eram I-16 de todas as variantes. Após as primeiras 48 horas de combate, dos 1.635 monoplanos Polikarpov em serviço em 21 de junho de 1941, apenas 937 não tinham sido destruídos. Em 30 de junho o número de I-16 em unidades de linha de frente ocidental caiu para 873. Seu principal adversário no céu em 1941 foi o alemão Messerschmitt Bf 109 que embora menos manobrável tinha uma maior velocidade e estava mais bem armado que o I-16.Os pilotos soviéticos mais qualificados aproveitavam a manobrabilidade horizontal superior do Polikarpov, no entanto a aeronave alemã, superava o seu oponente russo em teto de serviço, taxa de subida, aceleração e, fundamentalmente, na velocidade horizontal e de mergulho, devido à melhor aerodinâmica e um motor mais potente. As principais versões de I-16 tinham uma velocidade máxima de 470 km/h, enquanto o Bf 109E tinham uma velocidade máxima de 570 km/h (o mais moderno Bf 109F "Friedrich" poderia alcançar os 615 kmh). O Bf 109E "Emil" carregava um canhão MG FF de 20 mm e duas metralhadoras de MG17 de 7.92 mm, enquanto a versão mais comum do I-16 era armado apenas com metralhadoras ShKAS de 7,62 mm duas sincronizadas e duas nas asas. Finalmente o Messerschmitt transportava 1.000 munições para cada metralhadora mais 60 para o canhão, enquanto que o Polikarpov dispunha de apenas a 450 munições para cada arma ShKAS.
A Força Aérea Finlandesa (FAF) capturou alguns I-16 (juntamente com vários outros tipos de aeronaves soviéticas, como Polikarpov I-15, Tupolev SB e Ilyushin DB-3) durante a Guerra de Inverno (Primeira Guerra Russo-Finlandesa) e a Guerra da Continuação (Segunda Guerra Russo-Finlandesa) que colocou ao seu serviço.
O Polikarpov I-16 foi um caça soviético de design revolucionário que foi introduzido em meados de 1930 e formou a espinha dorsal da Força Aérea Soviética (a VVS Voyenno-Vozdushnye Sily), no início da II Guerra Mundial.
Foi o primeiro caça de asa baixa monoplano do mundo e o primeiro caça com trem de pouso retrátil operacional . O I-16 apelidado de "Ishak" ("Macaco") por pilotos soviéticos, esteve envolvido com destaque na Segunda Guerra Sino-Japonesa, na Batalha de Khalkhin Gol e, e na Guerra Civil Espanhola, onde foi chamado a Rata pelos nacionalistas e Mosca por parte dos republicanos. Prestou também serviço na Finlândia onde foi apelidado de "Siipiorava" ("Esquilo Voador").
Enquanto trabalhava no biplano Polikarpov I-15, Nikolai Nikolaevich Polikarpov trabalhava também no desenho de um caça monoplano avançado.
O design desta aeronave apresentava inovações de ponta, como o trem de aterragem retrátil e um cockpit totalmente fechado, e foi otimizado para velocidade, com uma fuselagem curta e atarracada na qual foi instalado um motor radial Wright Cyclone numa carenagem em aerofólio padrão NACA.
O protótipo foi aceite para produção em 22 de Novembro de 1933, um mês antes do seu primeiro voo. Era um avião pequeno, leve e simples de construir com o tanque de combustível 225lts montado na frente do cockpit, o trem de aterragem totalmente retrátil era acionado por uma manivela e em que o armamento consistia num par de metralhadoras ShKAS de 7,62 milímetros montadas no lado externo da engrenagem principal das asas, e com 900 munições cada.
O protótipo, TsKB-12, tinha sido projetado em torno do motor radial de nove cilindros Wright Cyclone SR-1820-F-3 de 710cv, porém o motor não estava ainda disponível pois a licença para a sua construção estava ainda a ser negociada e por isso Polikarpov foi convidado a contentar-se com o menos poderoso M-22 (versão de construção soviética do Gnome-Rhone Jupiter 9ASB que era uma versão licenciada do Bristol Júpiter VI) com 480cv. Este foi considerado aceitável porque a velocidade máxima projetada ainda ultrapassou 300 km/h.
Os testes de voo decorreram entre dezembro de 1933 e fevereiro 1934 tendo os ensaios revelado uma aeronave com muito boa capacidade de manobra, mas que não tolerava movimentos bruscos nos controles o que levou a que o avião fosse considerado perigoso para voar e todas as acrobacias fossem proibidas.
Ensaios em serviço do novo caça, designado por I-16, começaram em março de 1934 tendo o protótipo atingido os 359 km/h com o motor M-22. Porém o trem de aterragem recolhido manualmente provocava interferência nas manobras e exigia uma força considerável do piloto por isso a maioria dos voos de ensaio foram realizados com o trem de aterragem aberto. Aproximadamente trinta aeronaves I-16 Tipo 1 foram entregues, mas não foram atribuídos a qualquer esquadrão de caça. A maioria dos pilotos que voaram no I-16 1 para fins de avaliação não encontrou na aeronave muitas características compensadoras dos seus problemas iniciais.
O I-16 Tipo 4 foi a primeira aeronave de produção equipada com o motor M-22.
O I-16 Tipo 5, cuja produção em série foi iniciada ainda em 1934, e que substituiu o anterior, recebeu o motor M-25, (designação interna dos motores Cyclone após obtida a licença para a sua construção local), conjuntamente com uma série de melhorias aerodinâmicas, uma fuselagem ligeiramente alterada, incluindo a blindagem para o piloto e alterações nas portas do trem de pouso para permitir o seu fecho completo. Contou também com uma nova carenagem do motor com menor em diâmetro e com nove aberturas na frente do motor, que podiam ser fechadas para controlar o fluxo de ar de arrefecimento, um escape redesenhado com oito de saídas individuais e outras modificações.
O I-16 Tipo 10 foi introduzido no final de 1937, com o motor M-25B mais potente, e foi também alterada a cobertura deslizante da carlinga, que tinha provado ser desajeitado, na prática, foi substituído por um para-brisas fixo e cockpit aberto. Foram adicionadas ao armamento duas metralhadoras ShKAS de 7,62 milímetros, montado na parte superior do nariz e disparando através do arco da hélice. Estas duas metralhadoras seriam substituídas por dois canhões de 20mm no I-16 Tipo 12. Porem os canhões afetavam negativamente o desempenho da aeronave o que associado a escassez destas armas, conduziu a que fossem construídas poucas unidades de I-16 com este armamento.
O I-16 Tipo 18 surgiria na segunda metade do Verão de 1939, equipado com um motor Shvetsov M-62, que deu a aeronave uma maior capacidade e maior limite de altitude.
O I-16 Tipo 29, seria a versão final da aeronave teria como mudança significativa a retirada das metralhadoras das asa, adicionando uma metralhadora BS de 12,7mm disparando através do arco da hélice junto com as metralhadoras ShKAS. Poderia também transportar seis foguetes RS-82 sob as asas, juntamente com os tanques auxiliares, ou 200 Kg de bombas.
Um estudo do governo em 1939 mostrou que o I-16 tinha esgotado seu potencial de desempenho e a sua produção terminaria em 1941 tendo sido produzidos até aí, mais de 7.000 caças e quase 1.900 aeronaves para treino.
No início da Guerra Civil Espanhola, em 1936, as forças republicanas receberam um grande numero de I-16 (apelidade de “Rata”pelos nacionalistas, e de Mosca pelos republicanos )que permaneceu incontestada contra os biplanos Heinkel He-51 e Arado Ar 68 dos nacionalistas até o introdução do Messerschmitt Bf 109. A chegada do mais novo Bf 109B e a superioridade numérica esmagadora dos combatentes nacionalistas foram a principal causa das pesadas perdas de combate sofridas a partir de 1937. Experiência de combate mostrou que a I-16 tinha deficiências, a nível estrutural e de motor que foram sendo resolvidas, mas acima de tudo dispunha de um armamento deficiente, facto so resolvido no tipo 10, apelidado em Espanha de” Super Mosca”.
A Força Aérea Chinesa recebeu 250 I-16 Tipo 10, que não se mostraram a altura dos caças japoneses Nakajima Ki-27 durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
Os pilotos Soviéticos apelidaram a aeronave Ishak (em russo: Ишак, Macaco) porque era semelhante à pronúncia russa de "I-16". Quando a Operação Barbarossa começou em 22 de junho de 1941, 1.635 de 4226 aeronaves de caça eram I-16 de todas as variantes. Após as primeiras 48 horas de combate, dos 1.635 monoplanos Polikarpov em serviço em 21 de junho de 1941, apenas 937 não tinham sido destruídos. Em 30 de junho o número de I-16 em unidades de linha de frente ocidental caiu para 873. Seu principal adversário no céu em 1941 foi o alemão Messerschmitt Bf 109 que embora menos manobrável tinha uma maior velocidade e estava mais bem armado que o I-16.Os pilotos soviéticos mais qualificados aproveitavam a manobrabilidade horizontal superior do Polikarpov, no entanto a aeronave alemã, superava o seu oponente russo em teto de serviço, taxa de subida, aceleração e, fundamentalmente, na velocidade horizontal e de mergulho, devido à melhor aerodinâmica e um motor mais potente. As principais versões de I-16 tinham uma velocidade máxima de 470 km/h, enquanto o Bf 109E tinham uma velocidade máxima de 570 km/h (o mais moderno Bf 109F "Friedrich" poderia alcançar os 615 kmh). O Bf 109E "Emil" carregava um canhão MG FF de 20 mm e duas metralhadoras de MG17 de 7.92 mm, enquanto a versão mais comum do I-16 era armado apenas com metralhadoras ShKAS de 7,62 mm duas sincronizadas e duas nas asas. Finalmente o Messerschmitt transportava 1.000 munições para cada metralhadora mais 60 para o canhão, enquanto que o Polikarpov dispunha de apenas a 450 munições para cada arma ShKAS.
A Força Aérea Finlandesa (FAF) capturou alguns I-16 (juntamente com vários outros tipos de aeronaves soviéticas, como Polikarpov I-15, Tupolev SB e Ilyushin DB-3) durante a Guerra de Inverno (Primeira Guerra Russo-Finlandesa) e a Guerra da Continuação (Segunda Guerra Russo-Finlandesa) que colocou ao seu serviço.
EM PORTUGAL |
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DESENHOS |
PERFIL |
FONTES |
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http://www.airwar.ru/enc/fww2/i16.html
https://en.wikipedia.org/?title=Polikarpov_I-16
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polikarpov_I-16
http://www.airwar.ru/enc/fww2/i16.html
https://en.wikipedia.org/?title=Polikarpov_I-16
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polikarpov_I-16
VER TAMBÉM |
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Armas de vitória - Caça Polikarpov I-16
(em língua russa)
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