Polikarpov I-15

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ESPECIFICAÇÕES
ANO
1933
PAIS DE ORIGEM
Rússia
TIPO
Caça
MODELO
I-15
TRIPULAÇÃO
1
MOTOR
M-22
PESO MAXIMO (kg)
1415
PESO VAZIO (kg)
1012
ENVERGADURA  (m)
9.75
COMPRIMENTO (m)
6.10
ALTURA (m)
2.20
VELOCIDADE MÁXIMA  (km/h)
350
TECTO MÁXIMO  (m)
7250
RAIO DE ACÇÃO (km)
500
AUTONOMIA (h)

ARMAMENTO
duas metralhadoras PV-1 de 7,62 mm 
GALERIA
I-15 Republicanos, Espanha, 1938

I-15 Capturado por Nacionalistas, Espanha, 1938

I-15bis

I-15bis Grupo 24 Espanha Nacionalista, 1940

I-15 Versão de alta altitude

I-15bis, Força Aérea da Finlândia

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HISTÓRIA
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O Polikarpov I-15 foi uma aeronave de caça biplano soviética da década de 1930. Foi apelidado de Tchaika (Чайка), que significa "Gaivota" em russo, por causa de suas asas superiores serem estilo gaivota. Foi operado em grande número pela Força Aérea Soviética, e em conjunto com o monoplano Polikarpov I-16, foi um dos caças padrão dos republicanos durante a Guerra Civil Espanhola, onde foi chamado de "Chato" na força aérea republicana, ou Curtiss, pela semelhança com o Curtiss F9C da força aérea nacionalista.

O projeto do caça I-14 para a Força Aérea Soviética (VVS Voyenno-Vozdushnye Sily) , começou como um monoplano avançado sob a direção de Andrei Tupolev . Preocupado com a possibilidade do projeto não amadurecer, ordenou a elaboração de dois projetos, o I-14 e um biplano I-14A como backup. Nikolai Nikolaevich Polikarpov tinha acabado de ser libertado da prisão em agosto de 1932, e tomou em mãos o I-14A. Quando foi ordenada a produção tanto do I-14 como do I-14A, este ultimo, um desenvolvimento do biplano I-5 tornou-se o caça I-15.

O primeiro vôo foi feito em outubro de 1933, com um motor Wright R-1820 Cyclone importado, também conhecido pelo seu nome desenvolvimento TsKB-3. O I-15, era um pequeno caça biplano com asas construídas em madeira e a asa superior tipo gaivota, a fuselagem era de construção mista em aço, alumínio, e em tecido que revestia a parte traseira.

A produção começou em 1934, com um um motor M-22 (versão licenciada do motor radial Bristol Jupiter) menos potente que o previsto Cyclone, mas ainda assim a aeronave demonstrou uma performance superior ao I-5, que substituiu, e uma excelente manobrabilidade. No final de 1936, o I-15, seria equipado com o motor M-25 (a versão do Cyclone construído sob licença). Foram construídos 671 I-15 (284 na União Soviética e 287, sob licença, pela CASA em Espanha).

A asa superior do I-15 era impopular pois restringia a visibilidade do piloto, de modo que Polikarpov projetou uma versão revista, com motor M-25, e uma asa superior mais longa e sem o formato de gaivota, que iniciou a produção em 1937, sendo designado I-15bis. Até final da produção em 1940 foram produzidos de 2408 I-15bis.

Em agosto de 1937 o Governo do Kuomintang assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. No outono desse mesmo ano, a União Soviética começou a enviar o I-15 como ajuda à Força Aérea Chinesa na sua guerra defensiva contra o Japão. Mais de 250 pilotos soviéticos voluntariaram-se para pilotar os 255 caças enviados para a China no outono de 1937. Em 1939 o total de caças entregues atingiu os 347 entre I-15 e I-15bis. Esses aviões foram usados na Manchúria e posteriormente em combates fronteiriços entre o Japão e a União Soviética.

Em 1939, caçasPolikarpov foram amplamente utilizados durante as batalhas de Khalkhin Gol na Mongólia. As batalhas foram travadas de 11 maio a 16 setembro de 1939, e envolveu mais de 600 aviões. Quando as hostilidades começaram os pilotos Polikarpov foram apressadamente treinados e sofreram pesadas perdas contra os japoneses mais experientes.

Réplica de um I-15bis
O I-15 foi também usado pelos republicanos na Guerra Civil Espanhola e provou ser um dos melhores caças biplanos de seu tempo. Até a primavera de 1937, o centro da Espanha foi o principal teatro de guerra do I-15 tendo o número total de I-15 entregues aos republicanos atingidos os 116. O número exato de I-15 perdidos durante a Guerra Civil é difícil de determinar mas as perdas foram comparáveis ​​ás do seu principal rival, o Fiat CR.32 . Até 1 de Janeiro de 1939, foram perdidos 197 Polikarpov, 97 abatido por fogo inimigo, 27 destruídos no solo e 67 em acidentes.

Mais de 1.000 caças I-15bis ainda estavam em uso durante a invasão alemã, mas por essa altura o I-15 era já uma aeronave obsoleta  tendo o biplano sido empregue unicamente em operações de ataque ao solo. No final de 1942, todos os I-15 e I-15bis tinham sido convertidos em aviões de treino avançado, tendo sido substituídos pelo Ilyushin Il-2 no papel de aeronave de ataque ao solo.

EM PORTUGAL
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
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