Fiat CR.32 Chirri

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ESPECIFICAÇÕES
ANO
1933
PAIS DE ORIGEM
Itália
TIPO
Caça
MODELO
CR.32ter
TRIPULAÇÃO
1
MOTOR
Fiat A.30
PESO MAXIMO (kg)
1914
PESO VAZIO (kg)
1455
ENVERGADURA  (m)
9.50
COMPRIMENTO (m)
7.45
ALTURA (m)
2.63
VELOCIDADE MÁXIMA  (km/h)
354
TECTO MÁXIMO  (m)
7700
RAIO DE ACÇÃO (km)
780
AUTONOMIA (h)

ARMAMENTO
duas metralhadoras Breda-SAFAT Mod.1928 de 7,7 mm na asa inferior (muitas vezes retiradas para reduzir o peso),
duas metralhadoras de 12,7 mm na fuselagem e
suportes para bombas com capacidade de transportar até 100 kg
GALERIA
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HISTÓRIA
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O Fiat CR.32 foi um caça biplano italiano da década de 1930 usado na Guerra Civil Espanhola e nos anos iniciais da Segunda Guerra Mundial . O avião era compacto, robusto e altamente manobrável tendo dado exibições impressionantes por toda a Europa nas mãos da Pattuglie Acrobatiche da Regia Aeronautica. O CR.32 lutou no Norte e Leste da África, na Albânia e no teatro Mediterrâneo. Usado largamente na Guerra Civil Espanhola , ganhou reputação como um dos mais destacados caças biplanos de todos os tempos, mas foi ultrapassado por aeronaves mais avançadas desenvolvidas nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial estando obsoleto em 1939.

O Fiat CR.32 foi projetado por Celestino Rosatelli como uma evolução do anterior Fiat CR.30, o CR.32 era um caça biplano mais simples e menor. O protótipo MM.201 voou pela primeira vez a 28 de abril de 1933 a partir da pista da Fiat em Turim . 

A fuselagem tinha a mesma estrutura que o CR.30, utilizando alumínio e tubos de aço cobertos por duralumínio do nariz até a cabina do piloto , na parte de trás, e na parte inferior sob a cauda , e com tecido nas laterais e "barriga". As asas e a cauda também tinham estrutura mista, com estrutura de alumínio coberta por tecido. Uma característica notável foi que a asa inferior foi menor do que a asa superior, com ailerons apenas sobre as asas superiores. O armamento inicialmente incluído eram duas metralhadoras Breda-Safat de 7,7mmm (mais tarde de 12,7 mm), localizadas na parte superior do capô do motor, com 350 tiros cada.O motor era um Fiat A.30 RA refrigerado a água, projetado em 1930, e com 600cv inspirado no americano Curtiss D-12 . 

O novo biplano teve um sucesso instantâneo logo após o período de teste. As primeiras ordens de produção foram recebidos em Março de 1934, e a aeronave passou a equipar os 1 °, 3 ° e 4° Stormi, unidade de elite da “Regia Aeronáutica” . O sucesso foi tal que a aeronave foi exibida por toda a Europa e América do Sul nas mãos da patrulha acrobática italiana “Pattuglie Acrobatiche”. 

O Fiat CR.32 foi usado extensivamente na Guerra Civil Espanhola pelo lado dos Nacionalistas de Franco contra a República Espanhola . Pelo menos 380 participaram das batalhas aéreas sobre a Espanha, provando adversários a altura dos Soviéticos Polikarpov I-15 e Polikarpov I-16 que formaram a espinha dorsal da Força Aérea Republicana. 

Em agosto de 1936, os primeiros Fiat CR.32 chegaram a Espanha como parte da Aviazione Legionari formando as esquadrilhas "Gamba di Ferro", "Cucaracha" e "Asso di Bastoni" de 3 ° Stormo . A aeronave teve seu batismo de fogo dias depois tendo abatido o primeiro avião inimigo, um Nieuport 52. No total, o governo italiano enviou entre 365 a 405 Fiat CR.32 para Espanha como parte da Aviazione Legionari , enquanto entre 127 a 131 aeronaves foram entregues diretamente para as unidades da aviação nacionalista. A agilidade do CR.32, permitiu ao Nacionalistas de Franco obter a superioridade aérea contra as Forças Aéreas de la República Espanhola, que usavam uma coleção heterogênea de aeronaves muito diferente, e muitas vezes obsoletos. O biplano Fiat mostrou-se eficaz com contra o Bombardeiro Russo Tupolev SB , e contra os caças Polikarpov I-15 e o revolucionário caça monoplano Polikarpov I-16

As características acrobáticas do CR.32 e seu sucesso na Espanha enganou a força aérea italiana, que no inicio da Segunda Guerra Mundial, tinha a opinião de que o caça mantinha o potencial como uma arma de guerra. Por conseguinte, em maio de 1939, o Fiat CR.32, nas suas varias versões representava dois terços de todos os caças da Regia Aeronáutica . Um total de 288 estavam baseadas na Itália e África do Norte , enquanto 24 estavam estacionados na África Oriental . Quando a Itália declarou guerra à Grã-Bretanha e a França em 10 de junho de 1940, 36 "Freccias", juntamente com 51 Fiat CR.42 formavam a força de caça operacional da Regia Aeronáutica na Líbia.

Nas mãos de um piloto hábil o CR.32 provou conseguir derrotar os mais rápidos, mais poderosos, e mais bem armados caças modernos (nomeadamente o Hawker Hurricane britânico ) mas isso não conseguia afastar o facto irrefutável de ser no inicio da Segunda Guerra Mundial uma aeronave totalmente obsoleta. 

Os Fiat CR.32 participou na ocupação de Creta onde fez frente ao também obsoleto Gloster Gladiator, e também nas primeiras semanas da operação contra a Grécia , no verão de 1940. 

Os Fiat CR.32 sobreviventes até meados de abril de 1941 foram enviados para a Scuola Caccia (Escola de pilotos de caça) a medida que aeronaves mais recentes eram colocados em serviço operacional.

O total de Fiat CR.32 produzidos deverá ter atingido as 1332 unidades incluído as unidades produzidas em Espanha (um numero próximo da centena) sob licença. Para além da Espanha, os Fiat CR.32, um reduzido número foi também enviado para a Áustria (45), Hungria (76), China (16 ou 24), Paraguai (5) e Venezuela (10).

A aeronave foi produzida em várias versões onde se destacam:

O Fiat CR.32 com duas metralhadoras de 7,7mm ou de 12,7 mm, na fuselagem e com motor Fiat A.30 Rabis de 600cv, entregue à Regia Aeronautica entre março 1934 e fevereiro 1936.

O Fiat CR.32bis, versão de caça de apoio próximo armado com duas metralhadoras Breda-SAFAT Mod.1928 de 7,7 mm na asa inferior (muitas vezes retiradas para reduzir o peso), duas metralhadoras de 12,7 mm na fuselagem e suportes para bombas com capacidade de transportar até 100 kg.

O Fiat CR.32ter era o CR.32bis revisto e melhorado.

O Fiat CR.32quater era o CR.32ter revisto com peso reduzido, no qual foi instalado rádio, e que atingia a velocidade máxima de 356 kmh (foram construídos 337 para a Regia Aeronáutica) .

A versão HA-132L Chirri foi a versão construída em Espanha sob licença. Foram construídos cerca de uma centena de aeronaves, dos quais cerca de 40 foram transformados em aeronaves de dois lugares para treino que se mantiveram ao serviço ate 1953.

EM PORTUGAL
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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O Fiat CR.32 em Espanha
Daniel Costelle em "Histoire de l'aviation"



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