ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1959 |
PAIS DE ORIGEM | USA |
TIPO | Treino avançado |
MODELO | |
TRIPULAÇÃO | 2 |
MOTOR | 2xTurboreactores General Electrics J85-5A, com afterburner |
PESO MAXIMO (kg) | 5485 |
PESO VAZIO (kg) | 3250 |
ENVERGADURA (m) | 7.7 |
COMPRIMENTO (m) | 14.14 |
ALTURA (m) | 3.92 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 1381 |
TECTO MÁXIMO (m) | 16335 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | |
ALCANCE (km) | 1759 |
ARMAMENTO |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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Northrop T-38 Talon é um avião supersónico de treino avançado. Tendo sido o primeiro avião de treino em todo o mundo a ter capacidade supersónica. É ainda o mais fabricado (na sua categoria) e continua em 2010 ao serviço de várias forças aéreas do mundo.
A sua construção deriva do projecto N-156 da Northrop que visava a produção de um caça ligeiro de baixo custo e multifuncional, dando origem ao F-5A Freedom Fighter. Na época a USAF não tinha necessidade de um caça deste tipo, no entanto mostrou interesse no projecto para substituição do T-33 Shooting Star na função de treino avançado. Foram construídos 3 protótipos, designados YT-38, voando o primeiro, pela primeira vez em 10 de março de 1959. Foi rapidamente aceite e os primeiros exemplares entregues em 1961, entrando ao serviço em 17 de Março desse ano. Desde então foram construídas 1 187 unidades até 1972 quando terminou a sua produção.
Em 2001 começaram a ser recebidos pela AETC (comando de treino da USAF) a versão T-38C ao abrigo de um programa de upgrade de aviónicos e modernização do sistema propulsor e respectiva célula que prevê o prolongamento da sua vida útil até ao ano 2020.
Além da USAF, da USN e da NASA, o T-38 foi também operado pelas forças aéreas da Alemanha (Luftwaffe), de Portugal (FAP), da Turquia e da Republica Popular da China (Taiwan).
Northrop T-38 Talon é um avião supersónico de treino avançado. Tendo sido o primeiro avião de treino em todo o mundo a ter capacidade supersónica. É ainda o mais fabricado (na sua categoria) e continua em 2010 ao serviço de várias forças aéreas do mundo.
A sua construção deriva do projecto N-156 da Northrop que visava a produção de um caça ligeiro de baixo custo e multifuncional, dando origem ao F-5A Freedom Fighter. Na época a USAF não tinha necessidade de um caça deste tipo, no entanto mostrou interesse no projecto para substituição do T-33 Shooting Star na função de treino avançado. Foram construídos 3 protótipos, designados YT-38, voando o primeiro, pela primeira vez em 10 de março de 1959. Foi rapidamente aceite e os primeiros exemplares entregues em 1961, entrando ao serviço em 17 de Março desse ano. Desde então foram construídas 1 187 unidades até 1972 quando terminou a sua produção.
Em 2001 começaram a ser recebidos pela AETC (comando de treino da USAF) a versão T-38C ao abrigo de um programa de upgrade de aviónicos e modernização do sistema propulsor e respectiva célula que prevê o prolongamento da sua vida útil até ao ano 2020.
Além da USAF, da USN e da NASA, o T-38 foi também operado pelas forças aéreas da Alemanha (Luftwaffe), de Portugal (FAP), da Turquia e da Republica Popular da China (Taiwan).
EM PORTUGAL |
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Em meados dos anos 70, a Força Aérea Portuguesa (FAP) não tinha em operação nenhum avião com características supersónicas. O North American F-86F Sabre era o avião mais rápido que tinha no seu inventário, mas o peso da idade impunha a sua substituição. Vários países da NATO tinham substituído os seus Sabres pelo Lockheed F-104 ou então pelo Northrop F-5, um pequeno caça táctico que parecia ser a melhor opção para substituir o velho Sabre. O F-5 não era um avião muito sofisticado, mas tinha capacidade supersónica e excelentes qualidades gerais, além de custos de operação e manutenção baixos e armamento versátil. A FAP estava seriamente interessada em receber este aparelho e para começar a preparar os seus pilotos e técnicos recebeu por empréstimo 6 supersónicos de treinamento Northrop T-38A Talon. Os aviões chegaram em 1976, desmontados a bordo de um C-5 Galaxy com matrículas americanas e foram integrados na Esquadra 201 dos falcões que operava os últimos Sabres.
Como o processo de aquisição dos F-5 continuava em vista de se concretizar, a FAP recebeu mais 6 T-38A em Janeiro de 1980, destinados a Monte Real e à Esquadra 201 "Falcões". Só que nessa altura já se equacionava a compra dos Vought A-7P Corsair, para operações antinavio, deixando para sempre adiada a opção dos F-5. O T-38 perdia assim a sua razão de ser, mas o avião ficaria na mesma para a FAP por cedência norte-americana. Nessa altura, os 12 aparelhos são transferidos para a Esquadra 103 "Caracóis" juntamente com os Lockheed T-33A, continuando a operar em Monte Real. Como se tratavam de aviões com características diferentes, a 103 foi dividida em duas esquadrilhas independentes cada um com um tipo de aparelho. Em Janeiro de 1987, toda a Esquadra 103 foi transferida para a Base Aérea nº11, em Beja, onde o T-38 começou a ser usado em 1990 no curso de Introdução Operacional (CIO), que visava o treinamento avançado para as esquadras de combate e depois em substituição dos T-33 no Curso de Instrução Complementar de Pilotagem de Aviões de Combate (CICPAC).
O T-38 acabaria a sua vida operacional em Beja em Junho de 1993, sendo substituído nos meses seguintes pelos Alpha Jet da Luftwaffe cedidos à FAP como contrapartida pelo uso desta base.
Durante os 17 anos de atividade na FAP, seriam os únicos aparelhos supersónicos a operar em Portugal, estatuto que conservariam até ao fim dos seus dias em Beja e sem registo de qualquer acidente.
Em meados dos anos 70, a Força Aérea Portuguesa (FAP) não tinha em operação nenhum avião com características supersónicas. O North American F-86F Sabre era o avião mais rápido que tinha no seu inventário, mas o peso da idade impunha a sua substituição. Vários países da NATO tinham substituído os seus Sabres pelo Lockheed F-104 ou então pelo Northrop F-5, um pequeno caça táctico que parecia ser a melhor opção para substituir o velho Sabre. O F-5 não era um avião muito sofisticado, mas tinha capacidade supersónica e excelentes qualidades gerais, além de custos de operação e manutenção baixos e armamento versátil. A FAP estava seriamente interessada em receber este aparelho e para começar a preparar os seus pilotos e técnicos recebeu por empréstimo 6 supersónicos de treinamento Northrop T-38A Talon. Os aviões chegaram em 1976, desmontados a bordo de um C-5 Galaxy com matrículas americanas e foram integrados na Esquadra 201 dos falcões que operava os últimos Sabres.
Como o processo de aquisição dos F-5 continuava em vista de se concretizar, a FAP recebeu mais 6 T-38A em Janeiro de 1980, destinados a Monte Real e à Esquadra 201 "Falcões". Só que nessa altura já se equacionava a compra dos Vought A-7P Corsair, para operações antinavio, deixando para sempre adiada a opção dos F-5. O T-38 perdia assim a sua razão de ser, mas o avião ficaria na mesma para a FAP por cedência norte-americana. Nessa altura, os 12 aparelhos são transferidos para a Esquadra 103 "Caracóis" juntamente com os Lockheed T-33A, continuando a operar em Monte Real. Como se tratavam de aviões com características diferentes, a 103 foi dividida em duas esquadrilhas independentes cada um com um tipo de aparelho. Em Janeiro de 1987, toda a Esquadra 103 foi transferida para a Base Aérea nº11, em Beja, onde o T-38 começou a ser usado em 1990 no curso de Introdução Operacional (CIO), que visava o treinamento avançado para as esquadras de combate e depois em substituição dos T-33 no Curso de Instrução Complementar de Pilotagem de Aviões de Combate (CICPAC).
O T-38 acabaria a sua vida operacional em Beja em Junho de 1993, sendo substituído nos meses seguintes pelos Alpha Jet da Luftwaffe cedidos à FAP como contrapartida pelo uso desta base.
Durante os 17 anos de atividade na FAP, seriam os únicos aparelhos supersónicos a operar em Portugal, estatuto que conservariam até ao fim dos seus dias em Beja e sem registo de qualquer acidente.
DESENHOS |
PERFIL |
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FONTES |
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http://www.falcoes.net/t38.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/T-38_Talon
http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_T-38_Talon
http://www.falcoes.net/t38.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/T-38_Talon
http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_T-38_Talon
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