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ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1935 |
PAIS DE ORIGEM | Reino Unido |
TIPO | Caça |
MODELO | Mk II |
TRIPULAÇÃO | 1 |
MOTOR | Bristol Mercury VIII |
PESO MAXIMO (kg) | 2206 |
PESO VAZIO (kg) | 1562 |
ENVERGADURA (m) | 9.83 |
COMPRIMENTO (m) | 8.36 |
ALTURA (m) | 3.53 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 414 |
TECTO MÁXIMO (m) | 10211 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | 714 |
AUTONOMIA (h) | |
ARMAMENTO | 4 metralhadoras Browning M1919 de 7.7mm (duas nas asas inferiores e duas na fuselagem) |
GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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O Gloster Gladiator foi o último caça biplano da RAF. Ele apareceu num momento em que monoplanos já estavam a eclipsar os biplanos, quando a Gloster decidiu a titulo privado o desenvolvimento do Gloster Gauntlet levando o conceito de caça biplano ao pico da perfeição técnica. A habilidade e determinação de seus pilotos, permitiu que o Gladiator adquirisse uma certa reputação de guerra mas quando chamado a envolver-se com aviões de combate modernos, a sua concepção obsoleta foi cruelmente exposta.
No final de 1931 o Ministério da Aeronáutica emitiu um pedido para um caça com as seguintes especificações:
- velocidade superior a 402 km/h (superior a velocidade do mais recente caça da RAF o Hawker Fury,
- armamento composto por 4 metralhadoras,
- preferência expressa para a utilização do motor Goshawk Rolls-Royce V-12
O Ministério da Aeronáutica sentia a necessidade urgente de encontrar um caça que no imediato suprisse a falta deste tipo de aeronaves no período em que os projetos em curso dos futuros Hurricane e Spitfire não estivessem disponíveis.
A Gloster propôs uma aeronave baseada no Gauntlet com uma unidade de cauda redesenhado, Motor Bristol Mercury Mk.VIII, um cockpit fechado, e armada com 4 metralhadoras Browning M1919 de 7.7mm (duas nas asas e duas na fuselagem). Em 01 de julho de 1935 a atribuição do nome do Gladiator foi oficialmente anunciado, e feita uma encomenda inicial de 23. Em setembro 1935 foi feita uma segunda encomenda para 180 aeronaves.
O Gladiator Mk I, com hélice de duas lâminas em madeira, voou em janeiro de 1937, e o 72º esquadrão em Tangmere recebeu a sua primeira aeronave no dia 23 de fevereiro de 1937. O último Mk I para a RAF foi entregue no final de 1937.
O Gladiator Mk II, foi equipada com o motor Mercury Mk IX e uma hélice de três pás em metal ficou disponível no inicio de 1938 mas por esta altura os esquadrões da RAF começaram a ser reequipados com os novíssimos Hurricane e Spitfire .
No final de 1937, a Royal Navy tinha começado a mostrar interesse em uma versão bordo do Gladiador II como um substituto para o Hawker Nimrod. Como medida de emergência, alguns Gladiators da RAF foram adaptados e transferidos para a Royal Navy com a designação de Sea Gladiator . Tendo os primeiros embarcado no HMS Courageous ( 801º Esquadrão) em março 1939.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou em setembro de 1939, apenas quatro esquadrões de combate baseado no Reino Unido ainda estavam equipados com Gladiators.
Em abril de 1940, o 263º esquadrão foi enviado para a Noruega para ajudar as forças britânicas contra a invasão alemã. Os poucos sobreviventes embarcaram em HMS Glorious que foi posteriormente destruido pelos cruzadores de batalha alemães Scharnhorst e Gneisenau.
Apenas o esquadrão 247º baseado em Roborough voou oficialmente em Gladiators durante a Batalha da Inglaterra, voo em muitas patrulhas mas nunca viu qualquer combate durante a Batalha.
Quando a Itália entrou na guerra em junho de 1940, os Gladiator equipavam os 33º e 80º esquadrões no Egipto, e o 94º em Aden. O Gladiator provou ser eficaz contra o Fiat CR.42 ajudou a repelir a invasão italiana do Egipto e a derrotar as forças italianas na África Oriental. Os Gladiators continuaram a servir no deserto ocidental ao longo de 1941, mas finalmente desapareceu de serviço de linha de frente, em janeiro de 1942.
Em Malta a Royal Navy tinha estacionados alguns de Sea Gladiators reabastecimento dos esquadrões a bordo de porta-aviões, quando necessário. Durante 10 dias (de 11 a 21 de junho) os Sea Gladiators foram a única defesa aérea da ilha, antes da chegada dos Hurricane. Os italianos efectuaram três ataques aéreos á ilha durante este período.
Os Gladiators dos 80º e 112º esquadrões participaram na campanha grega, mas não estavam a altura da Luftwaffe quando esta se juntou à batalha
Os Gladiators foram exportados para vários países tendo entrado em alguns combates:
- na China onde foram usados contra os Japoneses, na defesa de Siuchow em 1938;
- na Suécia onde foram usados ao lado da Força Aérea da Finlândia na Guerra de Inverno de 1939-40, contra os russos, tendo destruído seis bombardeiros e seis caças, nos 62 dias que estiveram em ação, perdendo apenas 3 Gladiator;
Muitos Gladiators foram fornecidas para as forças aéreas aliadas, incluindo a Grécia, África do Sul , Egipto e Portugal, onde permaneceu em uso até 1953 para treino avançado de pilotos.
Hoje o único Gladiator em condição de voo é agora mantido e preservado pela Shuttleworth Collection em Old Warden, Bedfordshire.
O Gloster Gladiator foi o último caça biplano da RAF. Ele apareceu num momento em que monoplanos já estavam a eclipsar os biplanos, quando a Gloster decidiu a titulo privado o desenvolvimento do Gloster Gauntlet levando o conceito de caça biplano ao pico da perfeição técnica. A habilidade e determinação de seus pilotos, permitiu que o Gladiator adquirisse uma certa reputação de guerra mas quando chamado a envolver-se com aviões de combate modernos, a sua concepção obsoleta foi cruelmente exposta.
No final de 1931 o Ministério da Aeronáutica emitiu um pedido para um caça com as seguintes especificações:
- velocidade superior a 402 km/h (superior a velocidade do mais recente caça da RAF o Hawker Fury,
- armamento composto por 4 metralhadoras,
- preferência expressa para a utilização do motor Goshawk Rolls-Royce V-12
O Ministério da Aeronáutica sentia a necessidade urgente de encontrar um caça que no imediato suprisse a falta deste tipo de aeronaves no período em que os projetos em curso dos futuros Hurricane e Spitfire não estivessem disponíveis.
A Gloster propôs uma aeronave baseada no Gauntlet com uma unidade de cauda redesenhado, Motor Bristol Mercury Mk.VIII, um cockpit fechado, e armada com 4 metralhadoras Browning M1919 de 7.7mm (duas nas asas e duas na fuselagem). Em 01 de julho de 1935 a atribuição do nome do Gladiator foi oficialmente anunciado, e feita uma encomenda inicial de 23. Em setembro 1935 foi feita uma segunda encomenda para 180 aeronaves.
O Gladiator Mk I, com hélice de duas lâminas em madeira, voou em janeiro de 1937, e o 72º esquadrão em Tangmere recebeu a sua primeira aeronave no dia 23 de fevereiro de 1937. O último Mk I para a RAF foi entregue no final de 1937.
O Gladiator Mk II, foi equipada com o motor Mercury Mk IX e uma hélice de três pás em metal ficou disponível no inicio de 1938 mas por esta altura os esquadrões da RAF começaram a ser reequipados com os novíssimos Hurricane e Spitfire .
No final de 1937, a Royal Navy tinha começado a mostrar interesse em uma versão bordo do Gladiador II como um substituto para o Hawker Nimrod. Como medida de emergência, alguns Gladiators da RAF foram adaptados e transferidos para a Royal Navy com a designação de Sea Gladiator . Tendo os primeiros embarcado no HMS Courageous ( 801º Esquadrão) em março 1939.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou em setembro de 1939, apenas quatro esquadrões de combate baseado no Reino Unido ainda estavam equipados com Gladiators.
Em abril de 1940, o 263º esquadrão foi enviado para a Noruega para ajudar as forças britânicas contra a invasão alemã. Os poucos sobreviventes embarcaram em HMS Glorious que foi posteriormente destruido pelos cruzadores de batalha alemães Scharnhorst e Gneisenau.
Apenas o esquadrão 247º baseado em Roborough voou oficialmente em Gladiators durante a Batalha da Inglaterra, voo em muitas patrulhas mas nunca viu qualquer combate durante a Batalha.
Quando a Itália entrou na guerra em junho de 1940, os Gladiator equipavam os 33º e 80º esquadrões no Egipto, e o 94º em Aden. O Gladiator provou ser eficaz contra o Fiat CR.42 ajudou a repelir a invasão italiana do Egipto e a derrotar as forças italianas na África Oriental. Os Gladiators continuaram a servir no deserto ocidental ao longo de 1941, mas finalmente desapareceu de serviço de linha de frente, em janeiro de 1942.
Em Malta a Royal Navy tinha estacionados alguns de Sea Gladiators reabastecimento dos esquadrões a bordo de porta-aviões, quando necessário. Durante 10 dias (de 11 a 21 de junho) os Sea Gladiators foram a única defesa aérea da ilha, antes da chegada dos Hurricane. Os italianos efectuaram três ataques aéreos á ilha durante este período.
Os Gladiators dos 80º e 112º esquadrões participaram na campanha grega, mas não estavam a altura da Luftwaffe quando esta se juntou à batalha
Os Gladiators foram exportados para vários países tendo entrado em alguns combates:
- na China onde foram usados contra os Japoneses, na defesa de Siuchow em 1938;
- na Suécia onde foram usados ao lado da Força Aérea da Finlândia na Guerra de Inverno de 1939-40, contra os russos, tendo destruído seis bombardeiros e seis caças, nos 62 dias que estiveram em ação, perdendo apenas 3 Gladiator;
Muitos Gladiators foram fornecidas para as forças aéreas aliadas, incluindo a Grécia, África do Sul , Egipto e Portugal, onde permaneceu em uso até 1953 para treino avançado de pilotos.
Hoje o único Gladiator em condição de voo é agora mantido e preservado pela Shuttleworth Collection em Old Warden, Bedfordshire.
EM PORTUGAL |
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A Aeronáutica Militar (A.M.) recebeu o primeiro grupo de 15 aviões Gloster Gladiator Mk II em Setembro de 1938, transportados por via marítima e montados nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), com os quais se formou uma Esquadrilha de Caça na Base Aérea da Ota. Foram numerados de 450 a 464, desconhecendo-se os serial number que a RAF lhes atribuiu. Em Outubro de 1939 chegaram mais 15 Gloster Gladiator Mk II, que constituíram a Esquadrilha de Caça da Base Aérea de Tancos. Receberam a numeração de 465 a 479. Tinham os serial number da RAFde N 5835 a N 5849.
Aproveitando o grande poder de manobra dos Gloster Gladiator, constituíram-se algumas patrulhas acrobáticas com quatro aviões que deram brado na época, exibindo-se com grande virtuosismo.
Estavam pintados em verde-azeitona na fuselagem e planos superiores das asas, e de azul claro nas superfícies inferiores. Ostentavam a Cruz de Cristo, sobre círculo branco, distribuídas pelo extra-dorso das asas superiores e pelo intradorso das inferiores. A bandeira nacional, com escudo, estava no centro do leme de direcção. A numeração estava pintada lateralmente na fuselagem, em algarismos brancos, e nos no intradorso das asas inferiores, entre a fuselagem e a insígnia da Cruz de Cristo, em algarismos pretos.
A Aeronáutica Militar (A.M.) recebeu o primeiro grupo de 15 aviões Gloster Gladiator Mk II em Setembro de 1938, transportados por via marítima e montados nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), com os quais se formou uma Esquadrilha de Caça na Base Aérea da Ota. Foram numerados de 450 a 464, desconhecendo-se os serial number que a RAF lhes atribuiu. Em Outubro de 1939 chegaram mais 15 Gloster Gladiator Mk II, que constituíram a Esquadrilha de Caça da Base Aérea de Tancos. Receberam a numeração de 465 a 479. Tinham os serial number da RAFde N 5835 a N 5849.
Aproveitando o grande poder de manobra dos Gloster Gladiator, constituíram-se algumas patrulhas acrobáticas com quatro aviões que deram brado na época, exibindo-se com grande virtuosismo.
Estavam pintados em verde-azeitona na fuselagem e planos superiores das asas, e de azul claro nas superfícies inferiores. Ostentavam a Cruz de Cristo, sobre círculo branco, distribuídas pelo extra-dorso das asas superiores e pelo intradorso das inferiores. A bandeira nacional, com escudo, estava no centro do leme de direcção. A numeração estava pintada lateralmente na fuselagem, em algarismos brancos, e nos no intradorso das asas inferiores, entre a fuselagem e a insígnia da Cruz de Cristo, em algarismos pretos.
Os aviões da Esquadrilha de Caça da Base Aérea de Tancos ostentavam na fuselagem, entre a matrícula e as asas, o galgo amarelo, símbolo da Base.
Em 1941, durante a II Guerra Mundial, apresentou-se a necessidade da defesa aérea do Arquipélago dos Açores, sendo esta missão incumbida aos Gladiator.
Assim, a Base de Tancos organizou a Esquadrilha Expedicionária de Caça Nº 1 (EEC1), deslocando os 15Gladiator para a Ilha de São Miguel, ficando instalados noAeródromo de Rabo de Peixe a partir de 8 de Junho de 1941. Mantiveram o símbolo da Base de Tancos pintado na fuselagem.
Do mesmo modo, a BA2, Ota, formou a Esquadrilha Expedicionária de Caça Nº 2 (EEC2), também com 15 aviões, que seguiram para a Ilha Terceira, onde chegaram em 13 de Junho de 1941, instalando-se nas Lajes. Esta Esquadrilha adoptou para distintivo um mosquito com luvas de boxe, que passou a ostentar na fuselagem dos aviões.
As missões das Esquadrilhas consistiam, para além do treino operacional, em voos de reconhecimento meteorológico, reconhecimento de navios de guerra e comboios marítimos e de patrulhamento aéreo, estas prevendo a violação do espaço aéreo nacional por aviões alemães. Na realidade, as ilhas foram várias vezes sobrevoadas em voos rasantes, inclusive o Aeródromo das Lajes, por aviões alemães Focke Wulf Fw-200 Condor. Os Gladiator tentaram algumas intercepções, sem sucesso, dadas as suas modestas performances.
A EEC1 regressou a Tancos em Julho de 1944 e a EEC2regressou à Ota em meados de 1946.
Entre 1948 e 1950 foi retirada de serviço uma quantidade significativa de Gladiator. Os sobreviventes foram utilizados naBA2 e na BA3 para treino de acrobacia dos pilotos de caça.
Em 1952, os Gladiator da BA2 são transferidos para a BA3, formando uma única Esquadrilha. Foram sendo retirados do serviço progressivamente, processo que terminou em 1953.
Os Gloster Gladiator foram os aviões de caça que asseguraram a defesa aérea do território nacional entre 1938 e 1941. Os Curtiss Mohawk, recebidos em 1941, e depois os Spitfire e os Hurricane, vieram relegá-los para segundo plano. Os pilotos referem com entusiasmo a sua capacidade de manobra, dando a devida ênfase ao facto de permitirem a execução de tonneaux a subir na vertical, o que na época era uma raridade.
Quando foi criada a Força Aérea Portuguesa (FAP), em 1952, restava um número muito reduzido de Gloster Gladiator Mk II na BA3 que ainda não tinha sido abatido ao efectivo.Apesar disso, a FAP reservou-lhes as matrículas do bloco 4100, que nunca chegou a ser aplicado.O processo de abate completou-se em 1953, sem que a FAP os tenha utilizado.
Texto de:
"Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX" - Adelino Cardoso - Edição ESSENCIAL, Lisboa, 2000.
DESENHOS |
PERFIL |
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FONTES |
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http://altimagem.blogspot.pt/2012/12/54-gloster-gladiator.html
http://www.aeroflight.co.uk/aircraft/types/gloster-gladiator.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gloster_Gladiator
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/Aer.aspx?nn=41&P=77&R=FA#A1
http://altimagem.blogspot.pt/2012/12/54-gloster-gladiator.html
http://www.aeroflight.co.uk/aircraft/types/gloster-gladiator.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gloster_Gladiator
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/Aer.aspx?nn=41&P=77&R=FA#A1
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Gloster Gladiator K7985
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