--
--
ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1938 |
PAIS DE ORIGEM | USA |
TIPO | Caça bombardeiro de apoio próximo |
MODELO | P-40N Kittyhawk |
TRIPULAÇÃO | 1 |
MOTOR | AP Allison V-1710-33 |
PESO MAXIMO (kg) | 4020 |
PESO VAZIO (kg) | 2905 |
ENVERGADURA (m) | 11.38 |
COMPRIMENTO (m) | 10.16 |
ALTURA (m) | 3.76 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 608 |
TECTO MÁXIMO (m) | 9450 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | 11200 |
ALCANCE (km) | |
ARMAMENTO | 4 x metralhadoras de 12.7mm Browning M2 até 680 kg de bombas em 3 suportes |
--
GALERIA | ||
--
HISTÓRIA |
--
O Curtiss P-40 Warhawk foi um caça monolugar de asa baixa norte-americano , totalmente construído em metal, anunciado em 1937 e que voou pela primeira vez em 1938, tendo sido usado em grande número durante a Segunda Guerra Mundial.
O Curtiss P-40 Warhawk foi um caça monolugar de asa baixa norte-americano , totalmente construído em metal, anunciado em 1937 e que voou pela primeira vez em 1938, tendo sido usado em grande número durante a Segunda Guerra Mundial.
O P-40 resultou de um desenvolvimento do caça P-36 Hawk com o objectivo de se poder criar uma aeronave para produção em massa sem uma perda significativa de tempo em desenvolvimento.
O modelo P-40 será conhecido como Warhawk, mas os modelos fornecidos à Grã Bretanha receberão a designação Tomahawk até ao modelo C e Kittyhawk a partir do modelo D.
Foram produzidas várias versões do P-40, demonstrativas da sua permanente evolução e adaptação aos vários teatros de guerra, que podemos dividir da seguinte forma:
O P-40A, que foi seguida do P-40B, com proteção blindada para o piloto.
O P-40C, o último desse grupo, já saiu de fábrica com mais uma metralhadora em cada asa. Além das encomendas norte-americanas esta aeronave foi encomendada pela França, mas não chegaram a ser entregues. A Grã Bretanha encomendou 950 exemplares e recebeu parte dos modelos que tinham sido encomendados pelos franceses.
O P-40D e P-40E de que os norte-americanos receberam menos de duas dezenas de exemplares, mas os britânicos colocaram uma encomenda para 520. As encomendas americanas de P-40D foram transferidas para o modelo P-40E, pois este último estava equipado com seis metralhadoras em vez de quatro.
Os P-40F e P-40L, foram resultado de se ter concluído que a grande altitude os motores Allison apresentavam baixas performances. As aeronaves receberam por isso o motor Rolls Royce Merlin-28, tendo voado pela primeira vez em 30 de Junho de 1941. Desta versão apenas 117 exemplares entraram ao serviço das forças aéreas da Grã Bretanha e Austrália.
O P-40N foi a última versão do P-40 e a que foi mais produzida. Introduziu o novo motor Allison V-1710-81 e uma nova carlinga com mais visibilidade tendo sido produzidas 5.216 aeronaves.
Esta nunca foi uma aeronave de topo de gama durante o conflito devido fundamentalmente ao facto de o motor Allison que equipava a aeronave, apesar de potente para a época (final dos anos 30), ser pouco eficaz a grande altitude.
Entre 1941 e 1944, a P-40 desempenhou um papel crítico para as forças aéreas aliadas em três teatros principais: Norte de África , o Pacífico Sudoeste e China e teve um papel importante no Médio Oriente , Sudeste Asiático , Europa Oriental , e Itália . O desempenho do P-40 em altas altitudes não era tão importante naqueles teatros, onde serviu como um caça de superioridade aérea , escolta bombardeiro e caça-bombardeiro .
Embora tenha ganho uma reputação medíocre no pós-guerra, onde foi considerado adequado apenas para apoio aéreo próximo , uma pesquisa recente, incluindo o exame aos registos de esquadrões aliados, indica que o P-40 realizava surpreendentemente bem missões como caça superioridade aérea, às vezes sofrendo perdas severas mas também causando perdas muito pesado aos aviões inimigos, especialmente quando voou contra os caças japoneses leves e manobráveis, como o Nakajima Ki-43 Hayabusa e o Mitsubishi A6M Zero, em 1941 no sul da China.
O P-40 oferecia a vantagem adicional do baixo custo, razão pela qual se manteve em produção como um avião de ataque ao solo por muito tempo, mesmo depois de ser considerado obsoleto como caça.
Os caças P-40 apenas começaram a ser retirados das operações de primeira linha a partir de Março de 1944, altura em que começaram a ser introduzidos os caças P-47 Thunderbolt.
Quando a produção terminou, em Novembro de 1944, tinham sido produzidos 13738 P-40s, que foram usados pelas forças aéreas de 28 países até 1948.
Em 2008 existiam ainda 29 P-40 em perfeitas condições de voo, o que demonstra a durabilidade da aeronave.
EM PORTUGAL |
--
DESENHOS |
PERFIL |
--
FONTES |
--
http://www.areamilitar.net/
http://aviarmor.net/aww2/aircraft/usa/curtiss_p36.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curtiss_P-40
http://en.wikipedia.org/wiki/Curtiss_P-40
http://www.areamilitar.net/
http://aviarmor.net/aww2/aircraft/usa/curtiss_p36.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curtiss_P-40
http://en.wikipedia.org/wiki/Curtiss_P-40
--
Sem comentários:
Enviar um comentário