Cessna A-37 Dragonfly

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ESPECIFICAÇÕES
ANO
1967
PAIS DE ORIGEM
USA
TIPO
Aeronave de ataque ao solo e apoio próximo
MODELO
A-37B
TRIPULAÇÃO
1 ou 2
MOTOR
2 × turbo jactos General Electric J85-GE-17A
PESO MAXIMO (kg)
6350
PESO VAZIO (kg)
2817
ENVERGADURA  (m)
10.92
COMPRIMENTO (m)
8.62
ALTURA (m)
2.7
VELOCIDADE MÁXIMA  (km/h)
816
TECTO MÁXIMO  (m)
12730
RAIO DE ACÇÃO (km)
1480
ALCANCE (km)

ARMAMENTO
1 metralhadora GAU-2B de 7,62mm  no nariz
8 suportes sob as asas para 1230 kg de armas:
 - SUU-11 / A (metralhadora M134 de 7,62mm
 - GPU-2 / A (canhão M197 de 20mm, ou  DEFA de 30mm)
 - pods, cada um com sete foguetes de 70 mm
 - misseis AIM-9 Sidewinder
 - bombas Mk.82 de 241 kg
 - pods de bombas de fragmentação (SUU-14)
 - tanques de Napalm, (SUU-25)
GALERIA
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HISTÓRIA
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O Cessna A-37 Dragonfly , ou Super Tweet , é um avião norte americano desenvolvido a partir do T-37 Tweety Bird entre em 1960 e 1970 pela Cessna.

O crescente envolvimento militar americano no Vietname na década de 1960 levou a um forte interesse numa aeronave de ataque e apoio próximo. No final de 1962, a USAF avaliou a possibilidade usar um derivado do Cessna T-37C para o papel. A USAF queria uma versão melhorada que pudesse transportar uma carga maior, com maior resistência e melhor desempenho. Isso significava uma aeronave mais pesada com motores mais poderosos . Em 1963, a Cessna foi contratada para a construção de dois protótipo baseados no T-37C, com as seguintes modificações:
-Asas mais fortes;
-Três suportes em cada asa;
-Tanques de combustível nas pontas das asas com 360 ​​litros de capacidade;
-Uma metralhadora General Electric GAU-2B / A de 7,62 milímetros (estilo Gatling);
-Melhores aviônicos para comunicações, navegação e orientação;
-Trem de aterragem mais resistente, preparado para pistas irregulares.

Estas alterações significaram um aumento drástico no peso da aeronave e por isso foram instalados dois motores General Electric J85-J2/5, substituindo os dois Continental J-69.

O primeiro YAT-37D voou em outubro de 1964, seguido um ano depois pelo segundo protótipo. O segundo protótipo tinha quatro suportes sob cada asa, em vez de três, e o primeiro protótipo foi actualizado para essa configuração também.

Os resultados dos testes foram bons, mas o interesse USAF pela aeronave havia desaparecido no momento sendo o programa adiado.

A guerra no sudeste da Ásia, no entanto, continuou a crescer e com ela aumentaram as perdas do Douglas A-1 Skyraider, aeronave de apoio próximo usada pela USAF e USN, o que renovou o interesse pelo YAT-37D, que parecia ser um candidato promissor á substituição do A-1. Mas a Força Aérea sentiu que a única maneira de ter certeza foi avaliar a aeronave em combate.

Como resultado, a USAF emitido um contrato para Cessna para um lote de pré-produção de 39 YAT-37D, com algumas pequenas alterações em relação aos protótipos. Essas aeronaves foram inicialmente designado AT-37D , mas a designação foi rapidamente alterado para A-37A .

O A-37A tinha um peso bruto de descolagem de 5.440 kg, dos quais 1,230 kg eram munições. O A-37A retido os controlos duais de seu antepassado T-37B, permitindo que fosse também usado como um avião de treino operacional.

Em combate, o segundo assento era ocupado por um navegador, mas normalmente a aeronave era tripulada por apenas um piloto nas missões de apoio próximo, permitindo um ligeiro aumento do material bélico.

Em 1967, 25 A-37As foram enviados para a Base Aérea de Bien Hoa, no Vietname sob o programa de avaliação "Combat Dragon", de onde voaram em missões de apoio aéreo proximo, escolta de helicópteros, controle aéreo avançado (FAC) , e interdição nocturna.


Ainda em 1967 a USAF assinou um contrato com Cessna para um novo desenvolvimento do Super Tweet, que teria a denominação de "A-37B". A encomenda inicial de 57 aeronaves, foi rapidamente aumentada para 127. Os A-37B destinavam-se a ser fornecido à Força Aérea sul-vietnamita (VNAF) como substitutos para os seus A-1 Skyraiders. O protótipo A-37B foi lançado em setembro de 1967, e as entregas iniciaram-se em 1968.

O A-37B foi equipado com motores General Electric J85-GE-17A, fornecendo 2.850 lbf (12,7 kN) empuxo cada. Foram introduzidas melhorias na aeronave por forma a aumentar a protecção dos tripulantes, os assentos ejectáveis foram blindados, o cockpit foi protegido com cortinas de nylon à prova de bala e os tanque de combustível foram protegidos com espuma auto-selante.

A carga bélica, passivel de ser instalada nos oito suportes disponíveis sob as asas, incluía bombas com alto poder explosivo, bombas de fragmentação, packs de foguetes, tanques de napalm, pods externos SUU-11 / A, (metralhadora M134 7.62x51mm), e tanques externos de combustível.

Um total de 577 A-37B foram construídos, sendo 254 entregues à Força Aérea Sul-vietnamita. No fim da guerra, o A-37 tinha voado mais de 160.000 missões de combate com apenas 22 perdas. Aproximadamente 187 A-37B estavam no sul do Vietname em serviço quando o país caiu, destes, 92 foram recuperados pelos EUA, enquanto os outros 95 foram usadas mais tarde pelos vietnamitas comunista em missões sobre Camboja e durante o conflito com a China em 1979. Essas aeronaves terão sido retiradas de serviço no final de 1979 ou início de 1980, com toda a probabilidade, devido à falta de peças de reposição.

Algumas das aeronaves foram enviadas para os aliados comunistas do Vietname como Checoslováquia , Polónia , a União Soviética e Alemanha Oriental . Outros foram vendidos a proprietários privados estrangeiros. Seis exemplos de A-37B tornaram-se propriedade de americanos, enquanto quatro A-37B são agora propriedade de privados em Austrália e Nova Zelândia .

Finda a guerra os remanescentes A-37 da USAF foram transferidos para a Air National Guard tendo começado a ser abatidos ao efectivo a partir da decada de 1980 até 1990, sendo substituidos pelo muito mais formidável A-10 Thunderbolt II. Os últimos A-37 foram abatidos ao serviço no ano de 1992.

O A-37B também foi exportado para a América Latina, principalmente durante a década de 1970.Era adequado ás necessidades daqueles países devido à sua simplicidade, baixo custo e eficácia contra movimentos de guerrilha insurgentes. As suas asa rectas permitiam-lhe voar sobre os alvos a velocidades muito baixas o que melhorava a sua precisão no ataque a alvos no solo. Por outro lado o A-37 tinha necessidades e tempos de manutenção relativamente baixos, em comparação com outras aeronaves, isto focou a dever-se em grande parte aos vários painéis de acesso aos sistemas da aeronave em locais estratégicos e de fácil acesso.

Os A-37B foram amplamente utilizados pela Força Aérea Salvadorenha contra os guerrilheiros rebeldes da FMLN durante a guerra civil salvadorenha. Fornecidos pelos Estados Unidos em 1983 como um substituto dos Dassault Ouragans, permaneceram em condição operacional até ao final da guerra em 1992.


EM PORTUGAL
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES

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