Arado Ar 196

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ESPECIFICAÇÕES
ANO
1937
PAIS DE ORIGEM
Alemanha
TIPO
Hidroavião de reconhecimento
MODELO
Ar196A-3
TRIPULAÇÃO
2
MOTOR
motor radial de 9 cilindros BMW 132K 
PESO MAXIMO (kg)
3720
PESO VAZIO (kg)
2990
ENVERGADURA  (m)
12.44
COMPRIMENTO (m)
10.96
ALTURA (m)
4.4
VELOCIDADE MÁXIMA  (km/h)
320
TECTO MÁXIMO  (m)
7000
RAIO DE ACÇÃO (km)
1080
ALCANCE (km)

ARMAMENTO
2 canhões fixos de tiro frontal de 20mm na asa;
1 metralhadora fixa de tiro frontal de 7,92mm a estibordo na fuselagem dianteira;
1 metralhadora móvel de tiro traseiro de 7,92mm na traseira do cockpit;
100 Kg de bombas
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GALERIA
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Ar-196A-2 com as asas dobradas
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Ar-196 no cruzador Prinz Eugen
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Ar-196A Montado numa catapulta
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Ar-196 no cruzador Almirante Hipper
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Ar-196A-2
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Ar-196v-1 Protótipo
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HISTÓRIA
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O Arado Ar 196 foi um hidroavião de reconhecimento e patrulha marítima, utilizado pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Fabricado pela fábrica de aviões Arado, o Ar 196 serviu ao longo da costa marítima de toda Europa ocupada pelos alemães, em missões de patrulha e reconhecimento.

O Ar 196 também eram os aviões de reconhecimento que os poderosos couraçados alemães, ente eles o Bismarck e o Tirpitz, transportavam e lançavam das suas catapultas, tendo cada um desses couraçados 4 Ar 196 embarcados.
Ar-196v-4 Protótipo

Foi projetado no fim de 1936 como sucessor do Heinkel He 50, hidroavião de patrulha e reconhecimento, lançado por catapulta, embarcado em navios de guerra alemães. Foi construído inicialmente a partir de cinco protótipos (três com trem de pouso com flutuador central e dois, com dois flutuadores), tendo o voo inaugural ocorrido no verão de 1938.

A versão com dois flutuadores foi escolhida como modelo de produção para o Ar 196A, que entrou em serviço em 1939 com as seguintes variantes:

- o Ar196A-0, modelo pré-produção;
- o Ar196B-0, modelo pré-produção (5 aeronaves) com flutuador central;
- o Ar196A-1, modelo linha-base com duas metralhadoras fixas de tiro frontal;
- o Ar196A-2, modelo aprimorado com dois canhões fixos de tiro frontal de 20mm;
- o Ar196A-3, modelo de maior produção estruturalmente reforçado;
- o Ar196A-4, com equipamento adicional de rádio;
- o Ar195A-5, com armamento revisto.

Quando a frota de superfície alemã deixou de operar, os A-1s foram adicionados a esquadrões costeiros onde continuaram a voar em missões de reconhecimento até final de 1944.

Embora não fosse adversário à altura de um caça, era consideravelmente melhor do que seus aliados homólogos, e geralmente considerado o melhor da sua classe.

Ar-196A-3
Além da Luftwaffe o Ar-196A-3 foi utilizado pela Roménia e a Bulgária (aliados da Alemanha), em missões de reconhecimento sobre o Mar Negro , Mar Báltico, Mar Egeu e Mediterrâneo e em final de 1944 começou a ser usado contra as tropas da URSS a partir de bases na Noruega.

Devido à sua boa movimentação na água, também a Finlândia (aliada da Alemanha) utilizou os Ar-196 para o transporte de patrulhas de forças especiais para trás das linhas do exército vermelho (URSS), aterrando em pequenos lagos em áreas remotas.

EM PORTUGAL
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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Wings of the Luftwaffe - Sea Planes

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