ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1937 |
PAIS DE ORIGEM | Alemanha |
TIPO | Hidroavião de reconhecimento |
MODELO | Ar196A-3 |
TRIPULAÇÃO | 2 |
MOTOR | motor radial de 9 cilindros BMW 132K |
PESO MAXIMO (kg) | 3720 |
PESO VAZIO (kg) | 2990 |
ENVERGADURA (m) | 12.44 |
COMPRIMENTO (m) | 10.96 |
ALTURA (m) | 4.4 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 320 |
TECTO MÁXIMO (m) | 7000 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | 1080 |
ALCANCE (km) | |
ARMAMENTO | 2 canhões fixos de tiro frontal de 20mm na asa; 1 metralhadora fixa de tiro frontal de 7,92mm a estibordo na fuselagem dianteira; 1 metralhadora móvel de tiro traseiro de 7,92mm na traseira do cockpit; 100 Kg de bombas |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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O Arado Ar 196 foi um hidroavião de reconhecimento e patrulha marítima, utilizado pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
Fabricado pela fábrica de aviões Arado, o Ar 196 serviu ao longo da costa marítima de toda Europa ocupada pelos alemães, em missões de patrulha e reconhecimento.
O Ar 196 também eram os aviões de reconhecimento que os poderosos couraçados alemães, ente eles o Bismarck e o Tirpitz, transportavam e lançavam das suas catapultas, tendo cada um desses couraçados 4 Ar 196 embarcados.
Ar-196v-4 Protótipo |
Foi projetado no fim de 1936 como sucessor do Heinkel He 50, hidroavião de patrulha e reconhecimento, lançado por catapulta, embarcado em navios de guerra alemães. Foi construído inicialmente a partir de cinco protótipos (três com trem de pouso com flutuador central e dois, com dois flutuadores), tendo o voo inaugural ocorrido no verão de 1938.
A versão com dois flutuadores foi escolhida como modelo de produção para o Ar 196A, que entrou em serviço em 1939 com as seguintes variantes:
- o Ar196A-0, modelo pré-produção;
- o Ar196B-0, modelo pré-produção (5 aeronaves) com flutuador central;
- o Ar196A-1, modelo linha-base com duas metralhadoras fixas de tiro frontal;
- o Ar196A-2, modelo aprimorado com dois canhões fixos de tiro frontal de 20mm;
- o Ar196A-3, modelo de maior produção estruturalmente reforçado;
- o Ar196A-4, com equipamento adicional de rádio;
- o Ar195A-5, com armamento revisto.
Quando a frota de superfície alemã deixou de operar, os A-1s foram adicionados a esquadrões costeiros onde continuaram a voar em missões de reconhecimento até final de 1944.
Embora não fosse adversário à altura de um caça, era consideravelmente melhor do que seus aliados homólogos, e geralmente considerado o melhor da sua classe.
Ar-196A-3 |
Além da Luftwaffe o Ar-196A-3 foi utilizado pela Roménia e a Bulgária (aliados da Alemanha), em missões de reconhecimento sobre o Mar Negro , Mar Báltico, Mar Egeu e Mediterrâneo e em final de 1944 começou a ser usado contra as tropas da URSS a partir de bases na Noruega.
Devido à sua boa movimentação na água, também a Finlândia (aliada da Alemanha) utilizou os Ar-196 para o transporte de patrulhas de forças especiais para trás das linhas do exército vermelho (URSS), aterrando em pequenos lagos em áreas remotas.
EM PORTUGAL |
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DESENHOS |
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FONTES |
VER TAMBÉM |
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Wings of the Luftwaffe - Sea Planes
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