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ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1916 |
PAIS DE ORIGEM | Reino Unido |
TIPO | Caça |
MODELO | |
TRIPULAÇÃO | 1 |
MOTOR | Le Rhone 96, 59kW |
PESO MAXIMO (kg) | 556 |
PESO VAZIO (kg) | 357 |
ENVERGADURA (m) | 8.08 |
COMPRIMENTO (m) | 5.89 |
ALTURA (m) | 2.87 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 179 |
TECTO MÁXIMO (m) | 5640 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | |
AUTONOMIA (h) | 2 |
ARMAMENTO | Uma metralhadora Vickers de 7.7mm |
Fonte:Enzo Angelucci; ”The world enciclopédia of military Aircraft”
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HISTÓRIA |
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O Sopwith Pup precedeu o mais famoso Sopwith Camel - o caça mais bem sucedida da Primeira Guerra Mundial em termos do número de aeronaves abatidas. O Sopwith Pup, como o Sopwith Camel, era um caça monolugar e foi usado tanto pelo Royal Flying Corps (RFC) e do Royal Naval Air Service (RNAS). Oficialmente, o Sopwith Pup era conhecido como o Scout Sopwith mas porque era menor do que seu "irmão" - o Sopwith Strutter - foi apelidado de "filhote de cachorro" pelos pilotos.
O Sopwith Pup era um caça monolugar construído a partir de uma estrutura de madeira coberta de lona. A aeronave distinguia-se pela capacidade de manobra extraordinária sem perder altitude em curvas acentuadas, e apesar do fraco motor, conseguia desenvolver uma velocidade máxima de 179 Km / h, enquanto a velocidade de pouso, era mínima - apenas 45 km / h. Estava armado com uma metralhadora Vickers sincronizada com a hélice. Ao contrário do Camel, o Pup foi considerada uma aeronave fácil de voar.
O Sopwith Pup foi usado pela primeira vez em combate no final da batalha do Somme - em outubro de 1916. No entanto, tal era a velocidade de desenvolvimento de aeronaves durante a Primeira Guerra Mundial, que foi rapidamente ultrapassado pelo que foi retirado de combate em finais de 1917, quando o Sopwith Camel e o SE 5 se tornaram os caças britânicos pré-eminentes.
O Sopwith Pup tinha no entanto uma grande vocação para a fama. Foi o primeiro avião a pousar num navio em movimento (2 de agosto 1917). Alguns Pup foram usados para testes na aterragem em decks de navios. A sequência destes testes conduziu a criação do porta-aviões para facilitar as habilidades aprendidas pelos pilotos. Pousar num navio em movimento foi sempre uma manobra muito perigosa. O primeiro homem a consegui-lo foi o tenente-comandante Edwin Dunning, que no entanto foi morto na terceira vez que tentou executar a manobra num Sopwith Pup.
Depois da Primeira Guerra Mundial muitos Sopwith Pup estavam ainda operacionais e foram utilizados na Royal Air Force para treino de futuros pilotos.
O Sopwith Pup precedeu o mais famoso Sopwith Camel - o caça mais bem sucedida da Primeira Guerra Mundial em termos do número de aeronaves abatidas. O Sopwith Pup, como o Sopwith Camel, era um caça monolugar e foi usado tanto pelo Royal Flying Corps (RFC) e do Royal Naval Air Service (RNAS). Oficialmente, o Sopwith Pup era conhecido como o Scout Sopwith mas porque era menor do que seu "irmão" - o Sopwith Strutter - foi apelidado de "filhote de cachorro" pelos pilotos.
O Sopwith Pup era um caça monolugar construído a partir de uma estrutura de madeira coberta de lona. A aeronave distinguia-se pela capacidade de manobra extraordinária sem perder altitude em curvas acentuadas, e apesar do fraco motor, conseguia desenvolver uma velocidade máxima de 179 Km / h, enquanto a velocidade de pouso, era mínima - apenas 45 km / h. Estava armado com uma metralhadora Vickers sincronizada com a hélice. Ao contrário do Camel, o Pup foi considerada uma aeronave fácil de voar.
O Sopwith Pup foi usado pela primeira vez em combate no final da batalha do Somme - em outubro de 1916. No entanto, tal era a velocidade de desenvolvimento de aeronaves durante a Primeira Guerra Mundial, que foi rapidamente ultrapassado pelo que foi retirado de combate em finais de 1917, quando o Sopwith Camel e o SE 5 se tornaram os caças britânicos pré-eminentes.
O Sopwith Pup tinha no entanto uma grande vocação para a fama. Foi o primeiro avião a pousar num navio em movimento (2 de agosto 1917). Alguns Pup foram usados para testes na aterragem em decks de navios. A sequência destes testes conduziu a criação do porta-aviões para facilitar as habilidades aprendidas pelos pilotos. Pousar num navio em movimento foi sempre uma manobra muito perigosa. O primeiro homem a consegui-lo foi o tenente-comandante Edwin Dunning, que no entanto foi morto na terceira vez que tentou executar a manobra num Sopwith Pup.
Depois da Primeira Guerra Mundial muitos Sopwith Pup estavam ainda operacionais e foram utilizados na Royal Air Force para treino de futuros pilotos.
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