Sopwith Pup

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ESPECIFICAÇÕES
ANO
1916
PAIS DE ORIGEM
Reino Unido 
TIPO
Caça
MODELO

TRIPULAÇÃO
1
MOTOR
Le Rhone 96, 59kW
PESO MAXIMO (kg)
556
PESO VAZIO (kg)
357
ENVERGADURA  (m)
8.08
COMPRIMENTO (m)
5.89
ALTURA (m)
2.87
VELOCIDADE MÁXIMA  (km/h)
179
TECTO MÁXIMO  (m)
5640
RAIO DE ACÇÃO (km)

AUTONOMIA (h)
2
ARMAMENTO
Uma metralhadora Vickers de 7.7mm
Fonte:Enzo Angelucci; ”The world enciclopédia of military Aircraft”
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GALERIA

Sopwith Pup (réplica) no Canadian Warplane Heritage Museum

Sopwith Pup G-EBKY no Shuttleworth Wings e Wheels Airshow, agosto de  2015
Sopwith Pup G-EBKY com motor Le Rhone 80, construido em 1917, da Shuttleworth Collection, em 2011

Protótipo de desenvolvimento

Sopwith Pup  do Cdr E. H. Dunning aterra no HMS Furious (Agosto de 1917)

Sopwith Pup numa plataforma sobre os canhões do HMS Repulser em outubro de 1917
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HISTÓRIA
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O Sopwith Pup precedeu o mais famoso Sopwith Camel - o caça mais bem sucedida da Primeira Guerra Mundial em termos do número de aeronaves abatidas. O Sopwith Pup, como o Sopwith Camel, era um caça monolugar e foi usado tanto pelo Royal Flying Corps (RFC) e do Royal Naval Air Service (RNAS). Oficialmente, o Sopwith Pup era conhecido como o Scout Sopwith mas porque era menor do que seu "irmão" - o Sopwith Strutter - foi apelidado de "filhote de cachorro" pelos pilotos.

O Sopwith Pup era um caça monolugar construído a partir de uma estrutura de madeira coberta de lona. A aeronave distinguia-se pela capacidade de manobra extraordinária sem perder altitude em curvas acentuadas, e apesar do fraco motor, conseguia desenvolver uma velocidade máxima de 179 Km / h, enquanto a velocidade de pouso, era mínima - apenas 45 km / h. Estava armado com uma metralhadora Vickers sincronizada com a hélice. Ao contrário do Camel, o Pup foi considerada uma aeronave fácil de voar.

O Sopwith Pup foi usado pela primeira vez em combate no final da batalha do Somme - em outubro de 1916. No entanto, tal era a velocidade de desenvolvimento de aeronaves durante a Primeira Guerra Mundial, que foi rapidamente ultrapassado pelo que foi retirado de combate em finais de 1917, quando o Sopwith Camel e o SE 5 se tornaram os caças britânicos pré-eminentes. 

O Sopwith Pup tinha no entanto uma grande vocação para a fama. Foi o primeiro avião a pousar num navio em movimento (2 de agosto 1917). Alguns Pup foram usados para testes na aterragem em decks de navios. A sequência destes testes conduziu a criação do porta-aviões para facilitar as habilidades aprendidas pelos pilotos. Pousar num navio em movimento foi sempre uma manobra muito perigosa. O primeiro homem a consegui-lo foi o tenente-comandante Edwin Dunning, que no entanto foi morto na terceira vez que tentou executar a manobra num Sopwith Pup.

Depois da Primeira Guerra Mundial muitos Sopwith Pup estavam ainda operacionais e foram utilizados na Royal Air Force para treino de futuros pilotos.

EM PORTUGAL
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES

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