Sopwith Camel

--
--
ESPECIFICAÇÕES
ANO
1916
PAIS DE ORIGEM
Reino Unido
TIPO
Caça
MODELO
2 F.1
TRIPULAÇÃO
1
MOTOR
Clerget 9B, 96kW
PESO MAXIMO (kg)

PESO VAZIO (kg)

ENVERGADURA  (m)
8.53
COMPRIMENTO (m)
5.72
ALTURA (m)
2.59
VELOCIDADE MÁXIMA  (km/h)
185
TECTO MÁXIMO  (m)
5774
RAIO DE ACÇÃO (km)

AUTONOMIA (h)
 2
ARMAMENTO
2 metralhadoras de disparo sincronizado de 7,7mm, 4 bombas de 11,3 kg na carga externa
Fonte:Enzo Angelucci; ”The world enciclopédia of military Aircraft”
--
GALERIA
Sopwith Camel F.1 (réplica) do National Museum da USAF
Sopwith Camel F.1 (réplica) do National Museum da USAF
Sopwith F.1 Camel a descolar em Masterton,Nova Zelândia, 2009
Sopwith F.1 Camel (réplica) que voou 8º  Sqn (Naval) em 1918
Sopwith F.1 Camel descola do HMS Austrália
Sopwith F.1 Camel , do 201º Sqn da RAF
--
HISTÓRIA
--
O Sopwith Camel foi o mais famoso avião de caça britânico da Primeira Guerra Mundial. O camelo, assim chamado por causa da cobertura de proteção em forma de corcunda sobre suas metralhadoras, abateu mais aviões inimigos do que qualquer outro caça aliado durante a Primeira Guerra Mundial.

Sopwith F.1 Camel do 11º Sqn da Aviação Militar Belga
O Sopwith Aviation Company fabricou o Sopwith Camel para substituir o Sopwith Pup tendo voado pela primeira vez em 22 de dezembro de 1916. Até o fim de sua produção, foram construídas 5.490 unidades.

O Sopwith Camel era muito difícil de monobrar por um piloto inexpriente apesar altamente manobrável em vôo.

O Sopwith Camel entrou em serviço do combate em junho de 1917. Pilotos experientes foram equipados com uma aeronave que tinha capacidade de manobra e poder de fogo excelente. O "camelo" foi equipado com duas metralhadoras Vickers que foram montadas diretamente na frente do piloto, sendo a hélice equipada com engrenagens para sincronização do tiro das metralhadoras.

Sopwith F.1 Camel do Royal Flying Corps, 1914-1916.
O efeito de rotação do motor Clerget tonava o Camel difícil de voar quando virava à esquerda. No entanto, era duas vezes mais rápido que qualquer outro avião de combate.

Nas mãos de um piloto experiente, o Sopwith Camel era capaz de fazer frente ao caça Albatros alemão.

A partir de meados de 1918, o Camel foi usado como um avião de ataque ao solo. O fracasso da Ofensiva de Primavera do alemão, em 1918, e a massa de soldados norte-americanos que chegam a França tinha dado os Aliados a vantagem. O bloqueio dos portos da Alemanha também significou que a nação estava sendo privado de todos os produtos, incluindo o combustível. Os alemães não poderiam abastecer adequadamente sua força aérea que se tornou cada vez menos eficaz. Portanto, o Camel e muitos outros caças aliados foram utilizados para apoiar o avanço da infantaria para a fronteira com a Alemanha.

Até o final da Primeira Guerra Mundial, os novos desenvolvimentos de aeronaves tornou o Camel cada vez mais fora de moda. No entanto, manteve-se a voar até o Armistício.

EM PORTUGAL
--
DESENHOS
--

PERFIL
--

FONTES

--

Sem comentários: