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ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1916 |
PAIS DE ORIGEM | Reino Unido |
TIPO | Caça |
MODELO | 2 F.1 |
TRIPULAÇÃO | 1 |
MOTOR | Clerget 9B, 96kW |
PESO MAXIMO (kg) | |
PESO VAZIO (kg) | |
ENVERGADURA (m) | 8.53 |
COMPRIMENTO (m) | 5.72 |
ALTURA (m) | 2.59 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 185 |
TECTO MÁXIMO (m) | 5774 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | |
AUTONOMIA (h) | 2 |
ARMAMENTO | 2 metralhadoras de disparo sincronizado de 7,7mm, 4 bombas de 11,3 kg na carga externa |
Fonte:Enzo Angelucci; ”The world enciclopédia of military Aircraft”
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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O Sopwith Camel foi o mais famoso avião de caça britânico da Primeira Guerra Mundial. O camelo, assim chamado por causa da cobertura de proteção em forma de corcunda sobre suas metralhadoras, abateu mais aviões inimigos do que qualquer outro caça aliado durante a Primeira Guerra Mundial.
O Sopwith Aviation Company fabricou o Sopwith Camel para substituir o Sopwith Pup tendo voado pela primeira vez em 22 de dezembro de 1916. Até o fim de sua produção, foram construídas 5.490 unidades.
O Sopwith Camel era muito difícil de monobrar por um piloto inexpriente apesar altamente manobrável em vôo.
O Sopwith Camel entrou em serviço do combate em junho de 1917. Pilotos experientes foram equipados com uma aeronave que tinha capacidade de manobra e poder de fogo excelente. O "camelo" foi equipado com duas metralhadoras Vickers que foram montadas diretamente na frente do piloto, sendo a hélice equipada com engrenagens para sincronização do tiro das metralhadoras.
O efeito de rotação do motor Clerget tonava o Camel difícil de voar quando virava à esquerda. No entanto, era duas vezes mais rápido que qualquer outro avião de combate.
Nas mãos de um piloto experiente, o Sopwith Camel era capaz de fazer frente ao caça Albatros alemão.
A partir de meados de 1918, o Camel foi usado como um avião de ataque ao solo. O fracasso da Ofensiva de Primavera do alemão, em 1918, e a massa de soldados norte-americanos que chegam a França tinha dado os Aliados a vantagem. O bloqueio dos portos da Alemanha também significou que a nação estava sendo privado de todos os produtos, incluindo o combustível. Os alemães não poderiam abastecer adequadamente sua força aérea que se tornou cada vez menos eficaz. Portanto, o Camel e muitos outros caças aliados foram utilizados para apoiar o avanço da infantaria para a fronteira com a Alemanha.
Até o final da Primeira Guerra Mundial, os novos desenvolvimentos de aeronaves tornou o Camel cada vez mais fora de moda. No entanto, manteve-se a voar até o Armistício.
O Sopwith Camel foi o mais famoso avião de caça britânico da Primeira Guerra Mundial. O camelo, assim chamado por causa da cobertura de proteção em forma de corcunda sobre suas metralhadoras, abateu mais aviões inimigos do que qualquer outro caça aliado durante a Primeira Guerra Mundial.
Sopwith F.1 Camel do 11º Sqn da Aviação Militar Belga |
O Sopwith Camel era muito difícil de monobrar por um piloto inexpriente apesar altamente manobrável em vôo.
O Sopwith Camel entrou em serviço do combate em junho de 1917. Pilotos experientes foram equipados com uma aeronave que tinha capacidade de manobra e poder de fogo excelente. O "camelo" foi equipado com duas metralhadoras Vickers que foram montadas diretamente na frente do piloto, sendo a hélice equipada com engrenagens para sincronização do tiro das metralhadoras.
Sopwith F.1 Camel do Royal Flying Corps, 1914-1916. |
Nas mãos de um piloto experiente, o Sopwith Camel era capaz de fazer frente ao caça Albatros alemão.
A partir de meados de 1918, o Camel foi usado como um avião de ataque ao solo. O fracasso da Ofensiva de Primavera do alemão, em 1918, e a massa de soldados norte-americanos que chegam a França tinha dado os Aliados a vantagem. O bloqueio dos portos da Alemanha também significou que a nação estava sendo privado de todos os produtos, incluindo o combustível. Os alemães não poderiam abastecer adequadamente sua força aérea que se tornou cada vez menos eficaz. Portanto, o Camel e muitos outros caças aliados foram utilizados para apoiar o avanço da infantaria para a fronteira com a Alemanha.
Até o final da Primeira Guerra Mundial, os novos desenvolvimentos de aeronaves tornou o Camel cada vez mais fora de moda. No entanto, manteve-se a voar até o Armistício.
EM PORTUGAL |
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DESENHOS |
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PERFIL |
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FONTES |
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