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. | O Kawasaki Ki-45 Toryu (Caçador de dragões) foi um caça bimotor de dois lugares usado pelo Exército Imperial japonês na Segunda Guerra, Mundial , que o designou de “caça de dois lugares tipo 2” e conhecido pelos aliados com a alcunha de " Nick “. | |||||
. . | Ano | 1939 | ||||
Pais de Origem | Japão | |||||
Função | Caça pesado | |||||
Variante | Ki-45 KAIc (Kai-Hei) | |||||
Tripulação | 2 | |||||
Motor | 2 × Mitsubishi Ha-102 motor radial | |||||
Peso (Kg) | Vazio | 4000 | ||||
Máximo | 5500 | |||||
Dimensões (m) | Comprimento | 11,00 | ||||
Envergadura | 15,02 | |||||
Altura | 3,70 | |||||
Performance (Km) | Velocidade Máxima | 540 | ||||
Teto Máximo | 10000 | |||||
Raio de ação | 2000 | |||||
Armamento | ||||||
Países operadores | Japão | |||||
Fontes |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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Em resposta ao rápido aparecimento na Europa de caças pesados bimotores , tais como o Messerschmitt Bf 110 , em 1937, o exército japonês ordenou o desenvolvimento de um caça bimotor, de dois lugares tendo aceite a proposta da Kawasaki Shipbuilding designada de Ki- 38 para uma aeronave bi-motor projetada por Takeo Doi. Em dezembro do mesmo ano, o exército ordenou a construção do protótipo designado de Ki-45, e que voou pela primeira vez em janeiro de 1939. Os resultados do voo de teste não atenderam as espectativas do exercito principalmente devido a fraca potencia do motor Ha-20 Otsu e a alguns problemas na integridade da fuselagem.
O Ki-45 não entrou em serviço, mas o exército, mas o exercito insistiu em obter um caça bimotor de 2 lugares, e o projeto continuou. A Kawasaki respondeu através da substituição dos motores pelo comprovado Nakajima Ha-25 a que se seguiram novos testes de voo com resultados promissores. Em outubro de 1940, o exército ordenou melhorias contínuas, tais como a mudança para o motor Mitsubishi Ha-102 mais potente. Esta alteração designada de Ki-45 Kai, foi concluída em setembro de 1941 e oficialmente adotada pelo exercito em fevereiro de 1942.
Em junho de 1942 o 84º Dokuritsu hiko Chutai (esquadrão de voo independente) utilizou inicialmente a aeronave como escolta de bombardeiros de longo alcance, mas rapidamente, após alguns confrontos verificou que esta não conseguia fazer frente em combate aéreo aos caças monomotores como os Curtiss P-40.
Posteriormente foi implantado em vários teatros de operações para funções de interceção de bombardeiros, ataque ao solo e ataque anti-navio (para estas função o Ki-45 45 foi fortemente armado com um canhão de 37 mm e dois canhões de 20 mm, podendo carregar duas bombas de 250 kg) .
O primeiro tipo de produção ( Ko ou KaiA) estava armado com duas metralhadoras de 12,7 mm Ho-103 no nariz, e um único canhão Tipo 97 de 20 milímetros na barriga deslocado para a direita, e uma metralhadora de 7,92 mm na cabine traseira. O segundo tipo designado por Otsu (KaiB), teve o canhão de 20 mm substituído por um Tipo 94 de 37 mm, arma anti-tanque, para combater os bombardeiros B-17 Flying Fortress. O poder de fogo era devastador, mas como o canhão era municiado manualmente a cadencia de tiro era de apenas dois tiros por minuto. No próximo tipo ( Hei ou KaiC) foi restaurado o canhão 20 mm, e foi colocado um canhão de 37 mm automático no nariz. O seguinte tipo (Tei ou KaiD) recebeu dois canhões Ho-5 gémeos de 20 mm que disparavam obliquamente por de traz do cockpit para a frente (versão de caça noturno).
Logo após a entrada em serviço, o Ki-45 foi designado para a defesa nacional, e vários foram enviados para intercetar o contra o ataque de Doolittle , apesar de não conseguirem entrar em combate com as aeronaves americanas. O seu armamento pesado provou ser eficaz contra os B-29 Superfortress nos ataques que começaram em junho de 1944 . Em 15 de junho quando os B-29 do 20º Comando de bombardeiros lançaram o primeiro raid sobre o Japão, foram intercetados por oito Ki-45 que abateram 8 bombardeiros.
Os Ki-45 partilharam a defesa noturna do Japão com as aeronaves da marinha J1N1-S e Yokosuka P1Y1-S, mas foram provavelmente os mais bem sucedidos contra os massivos ataques americanos, tendo só o 4º Sentai reclamado 150 vitórias (26 das quais atribuídas ao piloto Isamu Kashiide), apesar da inexistência de qualquer radar nas aeronaves.
No entanto, o seu desempenho era insuficiente para contrariar os B-29 quando voavam a 10.000 m. Na primavera de 1945, o advento dos caças P-51 e P-47 baseados em porta-aviões americanos e Iwo Jima como escolta dos B-29 sobre os céus do Japão trouxe a carreira de o Ki-45 ao fim.
No final da guerra as aeronaves sobreviventes foram usadas em ataques kamikaze, como foi o caso do ataque ao USS Dickerson em 02 de abril de 1945 perto de Okinawa. O comandante e 54 tripulantes foram mortos quando um Toryu destruiu a ponte, seguiu-se um segundo Toryu que embateu na proa, abrindo um buraco 7 m no deck. Os incêndios que se seguiram destruíram o navio que afundou depois de rebocado para alto mar, tendo a tripulação sobrevivente sido resgatada por transportes rápidos e pelos destroyers Bunch e Herbert.
Ki-45 capturado, em teste no EUA |
Apenas um Ki-45 sobrevive até hoje. Ele foi um dos cerca de 145 aviões japoneses trazidos para os Estados Unidos a bordo do USS Barnes para avaliação após a Segunda Guerra Mundial. Encontra-se atualmente em exposição no Steven F. Udvar-Hazy Center , ao lado da Nakajima J1N e Aichi M6A . Não é pacifica a identificação da aeronave sobrevivente, o NASM alega que o Ki-45 em exposição é um Hei enquanto que a imprensa japonesa o identifica como um Tei tipo caça noturno versão com armamento dorsal.
A produção total de Ki-45 varia, de acordo com as fontes, entre 1691 ou 1701 aeronaves.
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