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. | O Kawasaki Ki-45 Toryu (Caçador de dragões) foi um caça bimotor de dois lugares usado pelo Exército Imperial japonês na Segunda Guerra, Mundial , que o designou de “caça de dois lugares tipo 2” e conhecido pelos aliados com a alcunha de " Nick “. | |||||
. . | Ano | 1939 | ||||
Pais de Origem | Japão | |||||
Função | Caça pesado | |||||
Variante | Ki-45 KAIc (Kai-Hei) | |||||
Tripulação | 2 | |||||
Motor | 2 × Mitsubishi Ha-102 motor radial | |||||
Peso (Kg) | Vazio | 4000 | ||||
Máximo | 5500 | |||||
Dimensões (m) | Comprimento | 11,00 | ||||
Envergadura | 15,02 | |||||
Altura | 3,70 | |||||
Performance (Km) | Velocidade Máxima | 540 | ||||
Teto Máximo | 10000 | |||||
Raio de ação | 2000 | |||||
Armamento | ||||||
Países operadores | Japão | |||||
Fontes |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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O Ki-45 não entrou em serviço, mas o exército, mas o exercito insistiu em obter um caça bimotor de 2 lugares, e o projeto continuou. A Kawasaki respondeu através da substituição dos motores pelo comprovado Nakajima Ha-25 a que se seguiram novos testes de voo com resultados promissores. Em outubro de 1940, o exército ordenou melhorias contínuas, tais como a mudança para o motor Mitsubishi Ha-102 mais potente. Esta alteração designada de Ki-45 Kai, foi concluída em setembro de 1941 e oficialmente adotada pelo exercito em fevereiro de 1942.
Em junho de 1942 o 84º Dokuritsu hiko Chutai (esquadrão de voo independente) utilizou inicialmente a aeronave como escolta de bombardeiros de longo alcance, mas rapidamente, após alguns confrontos verificou que esta não conseguia fazer frente em combate aéreo aos caças monomotores como os Curtiss P-40.
Posteriormente foi implantado em vários teatros de operações para funções de interceção de bombardeiros, ataque ao solo e ataque anti-navio (para estas função o Ki-45 45 foi fortemente armado com um canhão de 37 mm e dois canhões de 20 mm, podendo carregar duas bombas de 250 kg) .


Os Ki-45 partilharam a defesa noturna do Japão com as aeronaves da marinha J1N1-S e Yokosuka P1Y1-S, mas foram provavelmente os mais bem sucedidos contra os massivos ataques americanos, tendo só o 4º Sentai reclamado 150 vitórias (26 das quais atribuídas ao piloto Isamu Kashiide), apesar da inexistência de qualquer radar nas aeronaves.

No final da guerra as aeronaves sobreviventes foram usadas em ataques kamikaze, como foi o caso do ataque ao USS Dickerson em 02 de abril de 1945 perto de Okinawa. O comandante e 54 tripulantes foram mortos quando um Toryu destruiu a ponte, seguiu-se um segundo Toryu que embateu na proa, abrindo um buraco 7 m no deck. Os incêndios que se seguiram destruíram o navio que afundou depois de rebocado para alto mar, tendo a tripulação sobrevivente sido resgatada por transportes rápidos e pelos destroyers Bunch e Herbert.
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Ki-45 capturado, em teste no EUA |
Apenas um Ki-45 sobrevive até hoje. Ele foi um dos cerca de 145 aviões japoneses trazidos para os Estados Unidos a bordo do USS Barnes para avaliação após a Segunda Guerra Mundial. Encontra-se atualmente em exposição no Steven F. Udvar-Hazy Center , ao lado da Nakajima J1N e Aichi M6A . Não é pacifica a identificação da aeronave sobrevivente, o NASM alega que o Ki-45 em exposição é um Hei enquanto que a imprensa japonesa o identifica como um Tei tipo caça noturno versão com armamento dorsal.
A produção total de Ki-45 varia, de acordo com as fontes, entre 1691 ou 1701 aeronaves.
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