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ESPECIFICAÇÕES | |
ANO | 1938 |
PAIS DE ORIGEM | Reino Unido |
TIPO | Bombardeiro Ligeiro, Torpedeiro |
MODELO | Mk I |
TRIPULAÇÃO | 4 |
MOTOR | 2 × motores radiais Bristol Taurus II, III, VI, XII or XVI |
PESO MAXIMO (kg) | 9629 |
PESO VAZIO (kg) | 5945 |
ENVERGADURA (m) | 17.63 |
COMPRIMENTO (m) | 13.46 |
ALTURA (m) | 4.83 |
VELOCIDADE MÁXIMA (km/h) | 434 |
TECTO MÁXIMO (m) | 5900 |
RAIO DE ACÇÃO (km) | 2574 |
AUTONOMIA (h) | |
ARMAMENTO | Defensivo: 4 metralhadoras Vickers ou Browning de 7,7 mm (2 no nariz e 2 na torre dorsal) Ofensivo: 908kg de bombas ou minas maritimas, ou 1 torpedo Mk XII de 728 kg |
GALERIA | ||||
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HISTÓRIA |
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O Bristol Beaufort (Tipo 152) foi um bombardeiro e torpedeiro bimotor britânico desenhado pelo Bristol Aeroplane Company, e desenvolvido a partir da experiência adquirida com o projeto e construção anterior do bombardeiro ligeiro Blenheim.
Os Beaufort entraram inicialmente ao serviço do Comando Costeiro da RAF e, em seguida, da Royal Navy no ano de 1940. Foram usados como torpedeiros, bombardeiros convencionais e lança minas até 1942, altura em que foram retirados de serviço operacional, passando a ser usados como avião de treino até ser abatido ao serviço em 1945. O Beaufort foi também usado no Mediterrâneo onde os esquadrões baseados no Egito e em Malta tiveram um papel importante no corte dos fornecimentos alemães ao Afrikakorps de Rommel no norte da África, que em ultima análise conduziram a derrota alemã naquele teatro de guerra.
O Beaufort teve a sua utilização mais ampla na Real Força Aérea Australiana no teatro do Pacífico, onde foram usados até o fim da guerra. Com a exceção de seis exemplares entregues inicialmente pela Inglaterra, os Beaufort australianos foram produzidos localmente sob licença.
O Beaufort voou mais horas em treino do que em missões operacionais, e foram perdidos mais em acidentes e falhas mecânicas do que devido ao fogo inimigo. No entanto, o Beaufort, daria origem a um caça pesado de longo alcance designado de Beaufighter, que teria muito mais sucesso.
O Beaufort foi desenvolvido pela Bristol (designado internamente como Tipo 152) para atender às especificações do Ministério da Ar M.I5 /35, referente a um torpedeiro bimotor baseado em terra e G.24/35 para, um avião de reconhecimento geral. Com a ordem de produção em 1936 o Bristol tipo 152, passou a designar-se por Beaufort, tendo sido encomendadas 320 aeronaves.
A aeronave era semelhante em muitos aspetos ao Blenheim, tinha no entanto maior envergadura e a fuselagem era também mais cumprida, em resultado de um nariz mais longo para acomodar um quarto tripulante. A baía de bombas era maior que a do Blenheim, projetada para abrigar um torpedo ou transportar uma maior carga de bombas. Devido ao aumento do peso os motores Bristol Mercury foram substituído pelo mais poderoso, Bristol Perseus, que no entanto não se mostrou suficiente pelo que foi substituído pelo Bristol Taurus.
A estrutura básica, embora semelhante ao Blenheim, introduziu aperfeiçoamentos, principalmente ao nível da estrutura tendo resultado numa aeronave mais leve.
O primeiro protótipo voou, em meados de 1938.
Foram produzidos um total de 1.013 Beaufort Mk I com motor Taurus, que no entanto apresentava problemas de sobreaquecimento, o que conduziu a que sucessivos modelos do motor Taurus da Bristol fossem utilizados. O Beaufort Mk II seria equipado com o motor radial Pratt & Whitney R-1830 Twin-Wasp cujas dimensões eram semelhantes ao Taurus mas eram mais leves, e permitindo melhores desempenhos , anda que marginais.
O armamento defensivo do Beaufort, 4 metralhadoras Vickers ou Browning de 7,7 mm (2 no nariz e 2 na torre dorsal), foi considerado inadequado desde início e as aterações feitas nunca foram consideradas satisfatórias.
O ultimo Beaufort de fabrico britânico, um T.Mk.II (versão de treino) que saiu da fábrica Bristol Banwell em 25 de novembro de 1944.
Embora tivesse sido usado na Europa como torpedeiro nomeadamente no ataque aos navios de guerra Scharnhorst e Gneisenau, ancorados no porto de Brest, o Beaufort foi mais frequentemente usado no teatro europeu como bombardeiro e com muito pouco sucesso o que conduziria a sua rapida substituição e transferencia das unidades existentes para outros teatro de menor relevancia, Ceilão e Malta . A operação final para Beauforts apresentam antes de serem transferidos para outros teatros foi um ataque contra o cruzador pesado Prinz Eugen, que foi um total fracasso.
Quando o projeto para o Beaufort começou a amadurecer, o Governo australiano ciente das necessidades de defesa da Austrália e Singapura escolheu o Beaufort para avião de reconhecimento geral, tendo solicitado em julho de 1939, 180 aeronaves que seriam produzidas localmente sob licença, tendo apenas sido importadas 6 células do Reino Unido. A variantes australianas do Beaufort Seriam construidas na fabrica da DAP ( Department of Aircraft Production) em Melbourne, e mais tarde numa 2ª fabrica em New South Wales, ficariam conhecidas por DAP Beaufort.
Na impossibilidade de importar os motores Taurus os DAP Beaufort seriam equipados com motores Pratt & Whitney Twin Wasp, produzidos localmente em New South Wales pela General Motors-Holden Ltd, ou importados dos EUA.
O primeiro Beaufort australiano voou em 05 de maio de 1941, saindo da linha de produção a partir de agosto. No total, seriam fabricados na Australia cerca de 700 Beauforts em seis séries, até agosto de 1944, quando a produção mudou para o Beaufighter.
Durante a Guerra do Pacífico, o Beaufort desempenhou um papel vital para a RAAF. Com os Estados Unidos incapaz de fornecer muitos aviões á Austrália, o DAP Beaufort tornou-se um dos pilares da RAAF durante 1941 a 1944.O Beaufort servido com 19 esquadrões e desempenhou um papel importante na zona oeste do Pacífico Sul, como patrulha marítima, aeronaves de ataque e bombardeiro.
O Bristol Beaufort (Tipo 152) foi um bombardeiro e torpedeiro bimotor britânico desenhado pelo Bristol Aeroplane Company, e desenvolvido a partir da experiência adquirida com o projeto e construção anterior do bombardeiro ligeiro Blenheim.
Os Beaufort entraram inicialmente ao serviço do Comando Costeiro da RAF e, em seguida, da Royal Navy no ano de 1940. Foram usados como torpedeiros, bombardeiros convencionais e lança minas até 1942, altura em que foram retirados de serviço operacional, passando a ser usados como avião de treino até ser abatido ao serviço em 1945. O Beaufort foi também usado no Mediterrâneo onde os esquadrões baseados no Egito e em Malta tiveram um papel importante no corte dos fornecimentos alemães ao Afrikakorps de Rommel no norte da África, que em ultima análise conduziram a derrota alemã naquele teatro de guerra.
O Beaufort teve a sua utilização mais ampla na Real Força Aérea Australiana no teatro do Pacífico, onde foram usados até o fim da guerra. Com a exceção de seis exemplares entregues inicialmente pela Inglaterra, os Beaufort australianos foram produzidos localmente sob licença.
O Beaufort voou mais horas em treino do que em missões operacionais, e foram perdidos mais em acidentes e falhas mecânicas do que devido ao fogo inimigo. No entanto, o Beaufort, daria origem a um caça pesado de longo alcance designado de Beaufighter, que teria muito mais sucesso.
O Beaufort foi desenvolvido pela Bristol (designado internamente como Tipo 152) para atender às especificações do Ministério da Ar M.I5 /35, referente a um torpedeiro bimotor baseado em terra e G.24/35 para, um avião de reconhecimento geral. Com a ordem de produção em 1936 o Bristol tipo 152, passou a designar-se por Beaufort, tendo sido encomendadas 320 aeronaves.
A aeronave era semelhante em muitos aspetos ao Blenheim, tinha no entanto maior envergadura e a fuselagem era também mais cumprida, em resultado de um nariz mais longo para acomodar um quarto tripulante. A baía de bombas era maior que a do Blenheim, projetada para abrigar um torpedo ou transportar uma maior carga de bombas. Devido ao aumento do peso os motores Bristol Mercury foram substituído pelo mais poderoso, Bristol Perseus, que no entanto não se mostrou suficiente pelo que foi substituído pelo Bristol Taurus.
A estrutura básica, embora semelhante ao Blenheim, introduziu aperfeiçoamentos, principalmente ao nível da estrutura tendo resultado numa aeronave mais leve.
O primeiro protótipo voou, em meados de 1938.
Foram produzidos um total de 1.013 Beaufort Mk I com motor Taurus, que no entanto apresentava problemas de sobreaquecimento, o que conduziu a que sucessivos modelos do motor Taurus da Bristol fossem utilizados. O Beaufort Mk II seria equipado com o motor radial Pratt & Whitney R-1830 Twin-Wasp cujas dimensões eram semelhantes ao Taurus mas eram mais leves, e permitindo melhores desempenhos , anda que marginais.
O armamento defensivo do Beaufort, 4 metralhadoras Vickers ou Browning de 7,7 mm (2 no nariz e 2 na torre dorsal), foi considerado inadequado desde início e as aterações feitas nunca foram consideradas satisfatórias.
O ultimo Beaufort de fabrico britânico, um T.Mk.II (versão de treino) que saiu da fábrica Bristol Banwell em 25 de novembro de 1944.
Embora tivesse sido usado na Europa como torpedeiro nomeadamente no ataque aos navios de guerra Scharnhorst e Gneisenau, ancorados no porto de Brest, o Beaufort foi mais frequentemente usado no teatro europeu como bombardeiro e com muito pouco sucesso o que conduziria a sua rapida substituição e transferencia das unidades existentes para outros teatro de menor relevancia, Ceilão e Malta . A operação final para Beauforts apresentam antes de serem transferidos para outros teatros foi um ataque contra o cruzador pesado Prinz Eugen, que foi um total fracasso.
Quando o projeto para o Beaufort começou a amadurecer, o Governo australiano ciente das necessidades de defesa da Austrália e Singapura escolheu o Beaufort para avião de reconhecimento geral, tendo solicitado em julho de 1939, 180 aeronaves que seriam produzidas localmente sob licença, tendo apenas sido importadas 6 células do Reino Unido. A variantes australianas do Beaufort Seriam construidas na fabrica da DAP ( Department of Aircraft Production) em Melbourne, e mais tarde numa 2ª fabrica em New South Wales, ficariam conhecidas por DAP Beaufort.
Produção do Beaufort, no DAP,Melbourne |
Na impossibilidade de importar os motores Taurus os DAP Beaufort seriam equipados com motores Pratt & Whitney Twin Wasp, produzidos localmente em New South Wales pela General Motors-Holden Ltd, ou importados dos EUA.
O primeiro Beaufort australiano voou em 05 de maio de 1941, saindo da linha de produção a partir de agosto. No total, seriam fabricados na Australia cerca de 700 Beauforts em seis séries, até agosto de 1944, quando a produção mudou para o Beaufighter.
Durante a Guerra do Pacífico, o Beaufort desempenhou um papel vital para a RAAF. Com os Estados Unidos incapaz de fornecer muitos aviões á Austrália, o DAP Beaufort tornou-se um dos pilares da RAAF durante 1941 a 1944.O Beaufort servido com 19 esquadrões e desempenhou um papel importante na zona oeste do Pacífico Sul, como patrulha marítima, aeronaves de ataque e bombardeiro.
EM PORTUGAL |
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DESENHOS |
PERFIL |
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FONTES |
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http://en.wikipedia.org/wiki/Bristol_Beaufort
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bristol_Beaufort
http://www.airwar.ru/enc/sww2/beaufrt.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Bristol_Beaufort
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bristol_Beaufort
http://www.airwar.ru/enc/sww2/beaufrt.html
VER TAMBÉM |
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Bristol Beaufort na Australia - 1941
WW2 Documentary - WDTVLIVE42
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