Avro 683 Lancaster

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ESPECIFICAÇÕES
ANO
1941
PAIS DE ORIGEM
Reino Unido
TIPO
Bombardeiro pesado
MODELO
Lancaster Mk.III
TRIPULAÇÃO
7
MOTOR
4 x 4 Rolls-Royce Merlin 24
PESO MAXIMO (kg)
32688
PESO VAZIO (kg)
16753
ENVERGADURA  (m)
31.09
COMPRIMENTO (m)
20.98
ALTURA (m)
6.19
VELOCIDADE MÁXIMA  (km/h)
462
TECTO MÁXIMO  (m)
7468
RAIO DE ACÇÃO (km)
4312
AUTONOMIA (h)

ARMAMENTO
Defensivo:
oito metralhadoras Browning Mk II de 7.7 mm  (2 no nariz e 2 na torre dorsal e 4  na cauda)
Ofensivo:
uma bomba de até 9979 kg, ou
até 6350 kg de bombas menores
Fonte:Airwar.ru
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GALERIA
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Lancaster B Mk I do 550º Sqn, RAF "Battle of Britain Memorial", 2009
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Lancaster, da RAAF, a ser
carregado
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Lancaster B Mk I do 550º Sqn, RAF "Battle of Britain Memorial", 2009
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Lancaster, 9º Sqn, RAF BC
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Lancaster, do 617ºSqn, RAF, lançando uma Grand Slam em Arnsberg, 1945
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Lancasters, do 617ºSqn, RAF em 1945
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HISTÓRIA
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O Avro Lancaster foi um bombardeiro quadrimotor britânico da Segunda Guerra Mundial projetado e construído pela Avro para a Royal Air Force (RAF). Entrou em serviço ativo no comando do bombardeiros da RAF em 1942 e, quando a ofensiva de bombardeamentos estratégicos sobre a Europa ocupada ganhou força, tornou-se o principal bombardeiro pesado usado pelo RAF, o RCAF , e outros esquadrões europeus e da Commonwealth a operar sob comando da RAF. Contemporâneo dos Handley Page Halifax e Short Stirling, o "Lanc", como era conhecido, tornou-se um dos mais bem sucedidos bombardeiros utilizado na Segunda Guerra Mundial.

O Lancaster, foi uma evolução do falhado Avro Manchester , projetado por Roy Chadwick e alimentado por quatro motores Rolls-Royce Merlin (a versão Mk II foi equipada com motores radiais Bristol Hercules mas apenas para resolver a momentânea falta de motores Merlin). A baia de bombas, longa e desobstruída significava que o Lancaster poderia transportar as maiores bombas usadas pela RAF, desde as de 1.800 kg, até as blockbusters de 5.400Kg (12.000 libras), cargas muitas vezes complementadas por bombas de pequena dimensão ou bombas incendiárias, consoante o mais adequado aos alvos que se pretendiam atingir . A versatilidade do Lancaster era tal, que foi modificado para transportar bombas Upkeep ("Bouncing-bomb", projetada por Barnes Wallis) para a Operação Chastise (ataque ás barragens alemãs do vale do Ruhr), bombas Tallboy de 5.400 kg (12.000 libras) e até a Grand Slam de 10.000kg (bombas terremoto ,também desenhadas por Wallis).

A origem do Lancaster remonta ao projeto de um bombardeiro bimotor apresentado pela Avro para atender a Especificação P.13/36 do Ministério do Ar, para uma nova geração de bombardeiros médios bimotores utilizando o novo motor Rolls-Royce Vulture . A aeronave resultante foi o Manchester , que, apesar de uma aeronave capaz, fora equipada com os modernos e poderosos motores Vulture, que desde inicio demonstraram uma potencia insuficiente e uma falta enorme falte de fiabilidade. Apenas a 200 Manchesters foram construídos, tendo sido retirado de serviço em 1942, após uma curta e acidentada vida operacional marcada por missões falhadas e acidentes resultantes de falhas nos motores.

Paralelamente o designer-chefe da Avro, Roy Chadwick trabalhava num projeto melhorado do Manchester usando quatro motores Rolls-Royce Merlin (de menor potencia mas extremamente fiáveis), sob a forma de padronizada de Merlin "power eggs", desenvolvidos mas não usados no Beaufighter, instalados numa asa de maior envergadura.

Tripulantes de um Lancaster
A aeronave foi inicialmente designado Avro 683 Manchester Mk III, e, mais tarde rebatizada de Lancaster . O protótipo BT308 foi montada pelo departamento de voo experimental da Avro em Manchester e fez o seu primeiro vôo em 9 de janeiro de 1941. A aeronave provou ser uma grande melhoria em relação ao seu antecessor, sendo "um dos poucos aviões de guerra da história a ser " perfeito" desde o início. " Seu layout inicial de três barbatanas na cauda, ​​originário da adaptação do Manchester Mk I, foi rapidamente alterado no segundo protótipo DG595 e aeronaves de produção subsequente, retirando a barbatana central , aumentando as dimensões das restantes e do leme horizontal, nas extremidades do qual estavam instaladas (solução posteriormente adaptada também ao Manchester Mk IA).

O Avro Lancaster foi inicialmente equipado com quatro torres  Thomson Frazer Nash operadas hidraulicamente montadas no nariz, cauda, ​ dorso e ventre. A torre cauda original foi equipada com quatro metralhadoras Browning 0.303 Mark II e todas as outras torres com duas dessas metralhadoras. A torre ventral rapidamente se verificou ser um peso morto uma vez que o se artilheiro usava como meio de visão um periscópio demasiado pequeno e lento para que se conseguisse manter as aeronaves inimigas em mira. A torre ventral acabou por ser removida da maior parte das aeronaves, tendo sido substituída por uma bolha transparente para um observador, ou carenagem, que em alguns caso permitia o uso de armas adaptadas ao espaço deixado livre com a remoção da torre.

Duas confugurações de diferentes
cargas do Lancaster
No que se refere a carga ofensiva o Lancaster permitia um elevado numero de configurações de diferentes tipos de bombas, devido a sua ampla baía de bombas. Isso levou a que o Comando de Bombardeiros da RAF padronizasse e codificasse as diferentes combinações possíveis, de acordo com o alvo que se pretendia atingir (ver detalhe).

Ao longo da sua produção durante a Guerra o Lancaster sofreu poucas modificações.

Foram construídos cerca de 300 Lancaster B Mk II equipado com motores radiais Bristol Hercules, mas esta foi uma modificação de emergência causada por uma escassez de motores Merlin no período em que a produção de caças tinha maior prioridade. Esta versão caracteriza-se pelas diferentes carenagens dos quatro motores em relação ao B Mk I.

O Lancaster B Mk III usou motores Packard Merlin, mas era idêntico ao seu contemporâneo B Mk I. Simultaneamente, pequenas modificações foram sendo feitas em ambas as versões a medida que iam sendo feitas novas encomendas.
Lancaster Mk II, com motores
Bristol Hercules


A maioria dos Lancasters construídos durante os anos de guerra foram fabricados pela Avro, um peque numero foi contruido noutras fabricas, nomeadamente construídos pela Metropolitan-Vickers, e Armstrong Whitworth, pela Austin Motor Company. No pós guerra foram ainda produzidos pela Vickers-Armstrongs e pela Victory Aircraft Limited do Canadá.

Um desenvolvimento do Avro Lancaster foi o bombardeiro Avro Lincoln, inicialmente conhecido como o Lancaster Mk IV eMk V. Estas duas versões passaram a ser designadas por Avro Lincoln B1 e B2, respectivamente. Um desenvolvimento posterior do Lincoln originaria o Avro Shacleton, uma aeronave de patrulha marítima de longo alcance que se manteria em actividade na Royal Air Force (RAF) e na South African Air Force (SAAF) até 1991.

Outro desenvolvimento do Lancaster daria origem a aeronave civil designada de Avro Lancastrian, usado pelo Reino Unido e Canadá no transporte de passageiro e correio até a década de 1950.

Foram construídos um total de 7.377 bombardeiros Avro Lancaster nas suas varias versões ao longo da Guerra.

Lancaster, no bombardeamento de Duisburg, 1944
Durante a Segunda Guerra Mundial os Avro Lancaster voaram 156.000 missões nas quais largaram 618.378 toneladas de bombas entre 1942 e 1945. Apenas 35 Lancasters completaram mais de 100 operações bem-sucedidas cada, e 3249 foram perdidos em ação. O sobrevivente de maior sucesso completou 139 operações, e foi desmantelada em 1947.

O Avro Lancaster participou nos ataques devastadores a Hamburgo durante a "Operação Gomorra" em julho de 1943. Um famoso ataque dos Lancaster foi em 1943 a operação Chastise , que visava a destruição das barragens do Vale do Ruhr . A operação foi realizada pelo 617º esquadrão, com Lancaster Mk III especialmente modificados para o transporte de bombas especiais em forma de tambor personalizados por Barnes Wallis para saltarem sobre a água . Também foram os Lancaster que efetuaram uma série de ataques ao couraçado alemão Tirpitz usando bombas Tallboy de 5.400 Kg, danificando-o, e afundando-o, posteriormente.

Os Lancaster do Comando de Bombardeiros deviam ter formado a força principal do contingente de bombardeiros da Commonwealth programado para participar na Operação Downfall , a invasão planeada do Japão no final de 1945. Juntamente com o novo Avro Lincoln e Liberator teriam operado a partir de bases em Okinawa (a rendição japonesa tornou a invasão desnecessária).

Na manhã de 29 de abril de 1945, sem um acordo de cessar-fogo com as forças alemãs, aeronaves dos 1º, 3º e 8º grupos de bombardeiros, compostos por um total de de 145 Mosquitos e 3.156 Lancasters, voando entre eles um total de 3.298 missões lançaram alimentos na região dos Países Baixos ocupados, com a anuência das forças alemãs de ocupação, para alimentar as pessoas que estavam em perigo de morrer de fome. A operação foi chamado de ”Operação Manna “, como referência ao episódio do bíblico do Livro do êxodo.

Alguns Lancaster modificado foram usados pela Canadiana Trans-Atlantic Air Service (CGTAS), para efectuar de 1943 a 1947 um serviço de transporte postal e de passageiro militares com a Europa usando para o efeito 9 aeronaves Lancaster Mk X equipados com instalações de passageiros rudimentares e designados por Lancaster PPE. Até o final da guerra, essas aeronaves completaram centenas de viagens através do Atlântico. A CGTAS inaugurou a era das viagens aéreas comerciais através do Atlântico Norte, e em 1947 o serviço passou a fazer parte do Trans-Canada Air Lines , que transportava passageiros civis no Lancaster PPEs, até serem substituídos por Douglas DC-4 em 1947.

EM PORTUGAL
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DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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