História das aeronaves militares Portuguesas (VII)

Anos 70 - Transição

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Aeronave: Cessna-Reims FTB-337G Super Skymaster
Período: (1974-2007)
Unidade: Força Aérea
Quantidade: 32




Força Aérea Portuguesa encomendou 40 aeronaves fabricadas sob licença pela empresa francesa Reims (por isso denominadas Reims-Cessna FBT-337), para serem empregues na Guerra do Ultramar, acabando por receber apenas 32 unidades. Este tipo de aeronave tinha como destino primário substituir os North-American T-6 na função de Reconhecimento Armado e de complementar osDornier Do 27 nas funções de Ligação, Comando Aéreo e Comunicações.Como as primeiras aeronaves entraram ao serviço em Dezembro de 1974, depois da revolução de 25 de Abril, já não chegaram a ser enviados para África.
Foram utilizados por várias  esquadra, a partir de várias bases para missões de transporte aéreo táctico e de instrução de pilotagem em aviões plurimotores. Foram abatidos ao serviço da FAP em 2007
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Aeronave: CASA C-212-100 Aviocar
Período: (1974-2011)
Unidade: Força Aérea
Quantidade: 26


CASA C-212-100 Aviocar 

CASA C-212-100 ECM Aviocar

CASA C-212-300 ECM Aviocar

Em 1973 a Força Aérea Portuguesa (FAP) iniciou o estudo para aquisição de aviões bimotores de transporte médio, a fim de substituir os cansados Douglas C-47 Dakota e os Nord Aviation  Noratlas a operar nos então territórios portugueses em África em missões de transporte aéreo, contudo, a sua chegada no final de 1974 inviabilizou essa utilização.Entre 1974 e 1977 a FAP recebeu 24 aeronaves CASA C-212-100 com varias configurações entre elas 2 ECM para missões de contra-medidas electrónicas. 
Para além do transporte aéreo, a frota foi adaptada para poder executar outros tipos de missão como Guerra Eletrónica, Fotografia Aérea, Pesquisa de Recursos Naturais, Instrução de Navegadores e Vigilância Marítima.
Esta aeronave teve papel preponderante em missões humanitárias, evacuação sanitária, transporte e ligação inter-ilhas, nos Açores e Madeira.
Por mais de duas dezenas de anos foi também utilizado neste tipo de missões em S. Tomé e Príncipe, ao nível da cooperação internacional de Portugal.
Durante mais de três décadas em que esteve ao serviço foram cumpridas inúmeras missões de lançamento de paraquedistas, para instrução e treino, incluindo saltos a grande altitude de forças especiais.
Em 1993, no âmbito da Fiscalização e Controlo das Atividades da Pesca, foram adquiridas 2 aeronaves C-212-300, versão mais recente e destinada prioritariamente à Vigilância Marítima, intensivamente utilizadas no continente, Açores e Madeira.Os ultimos Aviocar foram abatidos ao serviço efectivo da FAP em 6 de Dezembro de 2011. Para trás ficaram serviços relevantes ao longo de 37 anos de serviço e mais de 170.000 horas de voo.

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Período: (1976-1993)
Unidade: Força Aérea
Quantidade:



Percurso em Portugal

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