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. | O Kawasaki Ki-100 foi um de caça utilizado pelo Exército Imperial Japonês na Segunda Guerra Mundial. A designação atribuída pelo exército japonês era " Caça Tipo 5", mas nenhum nome de código foi atribuído pelos aliados até que as 275 células originalmente construídas como Ki-61 fossem modificadas para aceitar um motor radial em substituição do original motor em linha do Ki-61 ( Kawasaki Ha-40) cuja fabrica fora destruída por um bombardeamento da USAAF.. A medida de emergência para adaptar as células sem motor do caça Ki-61-II-KAI a um motor radial Mitsubishi resultou num dos melhores intercetores utilizados pelo exército japonês durante toda a guerra. Combinou uma excelente potência a uma grande capacidade de manobra e, embora o seu desempenho em alta altitude contra os bombardeiros pesados Boeing B-29 Superfortress fosse limitado pela falta de um turbocompressor eficiente,o seu desempenho era melhor do que a maioria dos outros caças japoneses. | |||||
. . . | Ano | 1945 | ||||
Pais de Origem | Japão | |||||
Função | Caça | |||||
Variante | Ki-100 I | |||||
Tripulação | 1 | |||||
Motor | 1 x motor radial Mitsubishi Ha 112 II, de 1500cv | |||||
Peso (Kg) | Vazio | 2525 | ||||
Máximo | 3495 | |||||
Dimensões (m) | Comprimento | 8,82 | ||||
Envergadura | 12,00 | |||||
Altura | 3,75 | |||||
Performance (Km) | Velocidade Máxima | 580 | ||||
Teto Máximo | 11000 | |||||
Raio de ação | 2200 | |||||
Armamento | ||||||
Países operadores | Japão | |||||
Fontes |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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Problemas com o fornecimento dos motores Ha-140 do Ki-61 forçaram a Kawasaki a procurar soluções alternativas.
Enquanto isso crescia o numero de fuselagens de Ki-61 construídas e a aguardar motores ao mesmo tempo que a IJAAF (Imperial Japanese Army Air Force) se debatia com uma escassez crónica de aeronaves. Consequentemente em outubro de 1944 foi dada a Kawasaki um prazo de 3 meses para adaptar as fuselagens dos Ki-61 já produzidas a qualquer um dos motores refrigerados a ar disponíveis, tendo-se optado pelo confiável Mitsubishi Ha112-11 Kinsei de 1.500cv, que foi prontamente disponibilizado. A nova aeronave recebeu o indice Ki-100.
A adaptação não seria fácil, o motor Kinsei era quase duas vezes maior que o espaço disponível na fuselagem do "Hien". Como medida de emergência foi desmantelado um Focke-Wulf Fw-190A-5 existente no japão, para estudar a forma como o seu motor estava montado e ligado à fuselagem que tinha uma dimensão idêntica à do Ki-61. A similitude permitiu que os elementos estruturais que suportavam o motor do Fw-190, pudessem ser facilmente copiados e adaptados à fuselagem do Ki-61. Desta forma foi possível que a 1 de fevereiro de 1945 o protótipo de Ki-100 fizesse o seu primeiro voo (num prazo recorde de 99 dias).
Dois novos protótipos foram concluídas em fevereiro e março e os primeiros voos de teste de voo foram suficientes para demonstrar a viabilidade da adaptação, sendo de imediato iniciada a sua implementação as fuselagens Ki-61 disponíveis. A esta rápida decisão não foi alheio o facto de em janeiro de 1945 um bombardeamento dos EUA, ter destruído completamente a fabrica de motores Ha-140 em Akashi, Hyogo.
Até o final de março, mais de trinta novos caças foram concluídos, completamente idênticos ao Ki-61-II-Kai excepto no motor. Até o final de maio, as fuselagens existentes foram utilizadas na produção de 272 Ki-100 I Ko (Ki-100-Ia), e seriam produzidos 118 Ki-100-I Otsu (Ki-100 Ib), modelo de produção.
O novo lutador IJAAF, acabou por ser significativamente melhor em comparação com todos os modelos "Hien", que ele substituiu. Embora a velocidade máxima fosse ligeiramente inferior a do Ki-61 II Kai como o novo caça tinha um peso significativamente menor e a potencia dos motores era semelhante, a sua razão de subida e agilidade sofreram melhorias.
As características reconhecidas do Ki-100 levaram a que o mesmo fosse seleccionado em março 1945 para ser a base do projecto, designado Ki-100 II, para um caça de alto desempenho em altitude que seria equipado com o motor Mitsubishi Ha-112 II com turbocompressor, e equipada com sistema de injeção de metanol para o pós-combustor. O primeiro protótipo foi construído em maio, os testes demonstraram que a velocidade máxima, a baixas altitudes diminuiu, mas aumentou em altitudes acima dos 8000 metros. Até agosto de 1945, seriam construídos três protótipos e um quarto estava em construção no final da guerra. Nenhum deles terá sido utilizado em combate.
O novo caça foi usado na defesa do Japão contra os B-29, contra os quais tinham uma utilização óptima de até cerca de 6000 metros. No entanto, a uma altitude de mais de 10000 m, para onde se refugiavam os B-29 o novo caça era quase inútil. Apesar disso os pilotos do 111º Sentai desenvolveram táticas de ataque aos B-29 em altas altitudes que demonstraram alguma eficácia, nomeadamente o ataque frontal com constantes alterações de curso até atingirem a distância de fogo.
Em algumas batalhas aéreas do final da guerra sobre território japonês, o Ki-100 enfrentou com sucesso os P-51D, e os Hellcat dos EUA, o que lhe garantiria o titulo de melhor caça japonês da Segunda Guerra.
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