Supermarine Walrus

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O Supermarine Walrus foi um biplano monomotor anfíbio de reconhecimento britânico projetado por RJ Mitchell que voou pela primeira vez em 1933. Foi operado pela Air Arm Fleet (FAA) , Royal Air Force (RAF), Real Força Aérea Australiana (RAAF), Real Força Aérea Canadiana (RCAF), Royal New Zealand Navy (RNZN) e Royal New Zealand Air Force (RNZAF). Foi o primeiro avião britânico de serviço a incorporar um trem de aterragem principal totalmente retrátil, alojamento da tripulação completamente fechado, e uma fuselagem totalmente em metal.
Foi projetado para o uso como um observador de frota a ser lançado por catapulta a partir de cruzadores ou outros navios de guerra, mas mais tarde viria a ser utilizado numa variedade de outras funções, mais notoriamente como um avião de resgate e salvamento de náufragos e pilotos em alto mar, mantendo-se em serviço durante toda a Segunda Guerra Mundial.
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Ano
1933
Pais de Origem
Reino Unido
Função
Reconhecimento anfibio
Variante
Mk I
Tripulação
4
Motor
1 x motor radial Bristol Pegasus VI
Peso (Kg)
Vazio
2223
Máximo
3334

Dimensões (m)
Comprimento
11,58
Envergadura
13,97
Altura
5,13

Performance (Km)
Velocidade Máxima
217
Teto Máximo
5650
Raio de ação
966
Armamento
2 metralhadoras Vickers K de 7.7mm (uma na proa e outra no meio da fuselagem);
até 272 kg de bombas ou 2 cargas de profundidade  Mk VIII, em suportes nas asas inferiores.
Países operadores
Reino Unido, Australia, Canadá, Argentina Egito, França, Irlanda, Nova Zelândia, URSS, Turquia
Fontes
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GALERIA
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Seagull V no HMAS Hobart, 1939.
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Seagull Mk.V no HMAS Austrália
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Catapultado do HMS Bermuda, 1943
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Descolagem em alto-mar
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Aterragem  em alto-mar
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Walrus, da RCAF, 1937
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HISTÓRIA
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Walrus da RNZAF preparado para voo de instrução
(entre 1944 e 1945)
O Walrus foi inicialmente desenvolvido como um empreendimento privado em resposta a um pedido em 1929 da Real Força Aérea Australiana (RAAF) para uma aeronave a ser lançada por catapulta a partir de cruzadores, sendo inicialmente designado de Seagull V, embora só se assemelhava ao anterior Supermarine Seagull III no layout geral.

A construção foi iniciada em 1930, mas devido a outros compromissos da Supermarine apenas foi concluída em 1933.

O casco era construído em liga de alumínio, com peças forjadas de aço inoxidável para os carretéis de catapulta e guarnições. As asas, que ficaram levemente puxadas para trás, tinham longarinas de aço inoxidável e reforços de madeira e eram cobertas de tecido. As asas inferiores foram colocadas na posição de asa alta com uma boia de estabilização montada sob cada uma. Os estabilizadores horizontais traseiras foram posicionados na parte superior do estabilizador vertical . As asas poderiam ser dobradas para trás no navio, reduzindo a largura do espaço necessário ao estacionamento da aeronave para apenas 5,33 m.
Walrus MK I a bordo do cruzador La Argentina,
 em San Francisco, 1940


O único motor de 620 hp Pegasus II M2 motor radial foi instalado na parte traseira de uma nacela montada em quatro suportes acima da asa inferior e por quatro escoras mais curtas para a secção central da asa superior, com uma hélice de madeira de quatro pás na configuração de impulsão (de modo a empurrar).

A nacela do motor continha o reservatório de óleo, disposto em torno da entrada de ar na parte frontal da nacela para atuar como um radiador de óleo, os equipamentos elétricos eram acedidos por um conjunto de painéis de acesso para manutenção. Um radiador complementar de óleo foi montado no lado de estibordo e o combustível localizava-se em dois tanques nas asas superiores.

Walrus a ser içado para bordo do HMS Exeter
Embora a aeronave voasse normalmente com um piloto, havia posições para dois. A posição esquerda era a principal, com o painel de instrumentos e um assento fixo, enquanto o assento do lado direito podia ser dobrada e para permitir o acesso ao nariz, onde podia estar instalada uma arma para defesa. Atrás do cockpit, havia uma pequena cabine com estações de trabalho para o operador de navegação e rádio.


Armamento geralmente consistia em duas metralhadoras Vickers K de 7,7 mm, uma em cada uma das posições em aberto, no nariz e fuselagem traseira, e disposição para transportar bombas ou cargas de profundidade sob as asas inferiores. Como outros anfíbios, o Walrus transportava equipamentos marítimos para uso na água, incluindo uma âncora, reboque e cabos de amarração, ancora flutuante e um gancho de barco.

Walrus icado para o HMS Rodney, 1940
O protótipo voou pela primeira vez em 21 de junho de 1933 e nos meses seguintes testes extensivos foram realizados, incluindo os ensaios a bordo dos navios HMS Repulse e HMS Valiant realizadas pela Royal Australian Navy e ensaios de catapulta realizadas pela Royal Aircraft Establishment em Farnborough, onde se tornou o primeiro avião anfíbio do mundo a ser lançado por catapulta com uma carga militar total.

Ao voar a partir de um navio de guerra, o Walrus seria recuperado, por um guindaste do um navio após a aeronave ancorar ao navio. A recuperação era um procedimento simples em águas calmas, mas poderia ser muito difícil, se as condições de mar agitado.


O RAAF encomendou 24 exemplos do Seagull V em 1933, sendo estes entregues a partir de 1935. Estes aviões diferiam do protótipo por terem "slats" Handley-Page montados nas asas superiores. Isto foi seguido da primeira encomenda para 12 aeronaves para a RAF, colocada em de maio de 1935 tendo a primeira aeronave de produção voando em 16 de Março de 1936. Ao serviço da RAF a aeronave passou a ser designada por Walrus. As aeronaves de produção iniciais eram movidos pelo motor Bristol Pegasus II M2, mas a partir de 1937, passaram a receber o motor Bristol Pegasus VI de 750.
Walrus aterra num porta-aviões da Royal Navy após salvar
 piloto junto as ilhas Nicobar (Indico)

Foram construídos um total de 740 Walrus em três variantes principais:o Seagull Mk V, Walrus Mk I, e Walrus Mk II. Os Mk II foram todos construídos pela Saunders-Roe tendo o protótipo voado pela primeira vez em maio de 1940. Este avião tinha um casco de madeira, que era mais pesado, mas tinha a vantagem de utilizar menos ligas de metais leves, que eram preciosas e escassas em tempo de guerra. A Saunders -Roe viria a construir sob licença 270 Mk I de metal e 191 Mk II de casco de madeira.

O sucessor do Walrus foi o Supermarine Sea Otter, um projeto semelhante, mas mais poderoso que nunca substituiu totalmente o Walrus, que continuou no papel do salvamento de ar-mar durante a última parte da guerra. No pós-guerra, a substituição de ambas as aeronaves nunca viria a acontecer, tendo o seu papel passado a ser desempenhados pelos helicópteros.

Até o início da II Guerra Mundial o uso do Walrus estava em generalizado na Royal Navy e Royal Autralian Navy sendo o seu principal uso o reconhecimento naval e patrulha antissubmarina. Porém este uso apenas aconteceu em acão real nas batalhas do Cabo Spartivento e do Cabo Matapan.

Supermarine Walrus Mk I, entre 1937 e 1939
A partir de 1941, com o inicio da implementação do radares ar-superfície nos navios (ASV) o papel destas aeronaves a bordo dos navio de guerra passou a ser cada vez mais limitado estando praticamente extinto em 1943.


No entanto, o Walrus continuou a voar a partir dos porta-aviões da Marinha Real para o salvamento de ar-mar e tarefas gerais de comunicação. A sua baixa velocidade de pouso significava que eles poderiam facilmente aterrar nos porta-aviões apesar de não ter gancho de retenção.

O Walrus foi utilizado no papel do salvamento de ar-mar, tanto na Royal Navy e como na RAF (Royal Air Force).

As aeronaves do RAF Air Sea Rescue Service (Spitfires, Boulton Paul Defiants, Avro Ansons), patrulhavam as zonas costeiras em redor de todo o Reino Unido, do Mar Mediterrâneo, e do Golfo de Bengala, em busca de tripulações abatidas em combates aéreos sobre o mar e de seguida eram enviados os Walrus para procederem ao seu resgate.

Após a Guerra, alguns Walrus continuaram a ser utilizados militarmente de forma limitada pela RAF e Marinhas de Guerra estrangeiras, nomeadamente pela Marinha Argentina, que operou 8 Walrus até 1958, e a Aviação Naval Francesa que utilizou algumas aeronaves para instrução.

Alguns Walrus foram também usados para fins civis durante um curto período de tempo após o final da Guerra.

DESENHOS
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PERFIL
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FONTES
VER TAMBÉM
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Supermarine Walrus in Action





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