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. | O Horten Ho IX mais frequentemente designado por Horten Ho 229 ou por Gotha Go 229, foi um protótipo de um caça-bombardeiro alemão, a primeira asa voadora impulsionada por motores a jato da história, também considerado por alguns especialistas como o primeiro caça furtivo (stealth fighter). O primeiro voo motorizado do protótipo Ho 229 V2, aconteceu em 2 de fevereiro de 1945 em Oranienburg, tendo o piloto relatado que a aeronave tinha excelentes características aerodinâmicas. Porém a 18 de fevereiro de 1945, durante outro voo, o motor de estibordo falhou e na tentativa do pouso, a aeronave tombou, ocasionando a morte do piloto. No final da Guerra, um terceiro protótipo da aeronave Ho 229 V3, foi encontrado e transportado para os EUA onde foi submetido a avaliação. Hoje o que resta desse prótótipo encontra-se em exposição no National Air and Space Museum, na Virginia, EUA. | |||||
. . . | Ano | 1945 | ||||
Pais de Origem | Alemanha | |||||
Função | Caça (Prototipo) | |||||
Variante | V3 | |||||
Tripulação | 1 | |||||
Motor | 2 x Junkers Jumo 004 B-2 turbojatos, com 900kg de empuxo | |||||
Peso (Kg) | Vazio | 5067 | ||||
Máximo | 9000 | |||||
Dimensões (m) | Comprimento | 7,45 | ||||
Envergadura | 16,75 | |||||
Altura | 2,80 | |||||
Performance (Km) | Velocidade Máxima | 970 | ||||
Teto Máximo | 16000 | |||||
Raio de ação | ||||||
Armamento | 2 x canhões de 30 mm MK 103 ou MK-108, até 1000Kg de bombas | |||||
Países operadores | Alemanha | |||||
Fontes |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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Reimar (esquerda) e Walter Horten (direita) |
A ideia para o Horten Ho- IX, desenhado por Reimar Horten, cresceu em primeiro lugar na mente de Walter Horten quando servia na Luftwaffe como um piloto de caça durante a Batalha da Grã-Bretanha em 1940. Horten era responsável técnico da JG 26 (Jadgeschwader ou esquadrão de caça) estacionado na França. A natureza da batalha e as táticas empregues pelos alemães destacou as deficiências de concepção do Messerschmitt Bf 109, o mais avançado avião de caça alemão na altura. Os pilotos tinham que voar através do Canal da Mancha como escolta a bombardeiros alemães e atacar caças britânicos num território hostil no limite do raio de ação do Bf109. Muitas vezes, depois de apenas alguns minutos em combate, os alemães frequentemente tinham que voltar às suas bases para não ficarem sem combustível, e essa falta de resistência limita severamente sua eficácia. O Messerschmitt também era vulnerável com um único, motor de refrigeração líquida impulsiona-lo, uma bala podia danificar qualquer parte do sistema de refrigeração, causando o sobreaquecimento do motor e falha em apenas alguns minutos.
Horten Ho VII |
Walter Horten chegou a acreditar que a Luftwaffe precisava de um novo caça com desempenho superior ao Supermarine Spitfire, caça mais avançado da Grã-Bretanha. O novo avião necessitaria de autonomia suficiente para voar para a Inglaterra, e poder sobrevoa-la durante um período de tempo útil para se envolver em combate, e, em seguida, voltar com segurança à base. Ele acreditava que uma aeronave bimotor reforçava todos esses atributos.
Reimar Horten como designer e especialista em aerodinâmica, tinha procurado superar várias das limitações que sempre atormentaram a configuração das asa voadoras, e para isso tinha usado as suas habilidades como piloto desde 1033. O novo caça necessitaria de um poderoso e robusto, sistema de propulsão para dar o avião maior velocidade, mas também capaz de absorver os danos e continuar a funcionar. Os alemães já estavam a desenvolver o motor de turbina a jato em grande segredo, mas o papel de Walter como oficial técnico no JG 26 deu-lhe acesso a informações sobre o trabalho.
Horten Ho VI |
Reimar começou a pensar seriamente sobre a asa voadora a jato no final de 1940. Ferozmente independente e sem as credenciais adequadas, Reimar trabalhava fora da comunidade aeronáutica alemã sempre que podia. As autoridades negaram-lhe o acesso a túneis de vento para testar suas ideias, em parte por causa da sua juventude e falta de educação superior, pelo que ele desenvolveu seus projetos usando modelos voadores e aviões pilotados. Em 1941 já tinha voado com sucesso mais de 20 aeronaves, mas uma asa voadora a jato seria mais pesada e mais rápido do que qualquer das anteriores Para minimizar o risco de experimentar com uma aeronave tão avançado, Reimar construiu vários modelos intermédios, cada um moderadamente mais rápido, mais pesado, ou mais avançado, que o antecessor.
Horten IX, em construção |
Reimar Horten construiu o Ho V e o Ho Vb para avaliar o layout da asa voadora propulsionada por dois motores a hélice. Em 1941 começou a considerar a montagem do motor a jato Dietrich-Argus ao Ho V mas este motor tinha vários problemas e por isso no primeiro mês de 1942, redimensionaram a asa voadora para o novo motor Junkers 004 que estava a ser instalado nos Messerschmitt Me 262, Arado Ar 234, e Heinkel He 162. Mais tarde nesse ano, Reimar voou o Ho VII, que era semelhante ao Ho V mas maior, e equipada com motores a hélice alternativos, mais potentes. O planador Ho VI constituiu o designe aerodinâmico preliminar da asa do jato após Reimar ter testado o planador com uma seção especial ao centro.
Walter Horten usou suas conexões pessoais com autoridades importantes para manter a ideia da asa voadora a jato viva nas fases iniciais do seu desenvolvimento.
No início de 1943, Walter ouviu Göring queixar-se de que tinha que dar resposta a 17 propostas semelhante e muitas vezes medíocres para diferentes aviões militares bimotores e que por isso, doravante, ele não iria aprovar para a produção de qualquer aeronave bimotora que não respondesse simultaneamente a três requisitos, uma carga ofensiva superior a 1000Kg, raio de ação superior a 1000Km e uma velocidade máxima igual ou superior a 1000Km/h. Instado a comentar, Reimar anunciou que apenas aeronaves equipadas com motores a jato seriam capaz de atender a esses requisitos.
Teste do fato especial para piloto do Ho 229, necessário por falta de uma cabina pressurizada. O homem não é Erwin Ziller mas um tripulante de terra |
Em agosto Reimar submeteu a Göring uma curta proposta para uma asa voadora que chegava perto de alcançar as suas especificações. Göring aceitou a proposta e a programação para o voo do primeiro protótipo Horten IX dentro de 6 meses depois de revelar o seu desespero em obter o novo caça o mais depressa possível.
Quando o Ho IX tornou-se um projeto oficial Luftwaffe, passou a designar-se por o Ho 229 e em setembro de 1944, Göring selecionou a Gothaer Waggonfabrik para produzir em massa os jatos Horten.
Os primeiros testes com o protótipo designado Ho 229 V1 ainda sem motores, foram feitos em Göttingen em março de 1944. Após estes testes a aeronave viria a ser equipada com motores Junkers Jumo 004B.
Como piloto de testes foi escolhido o Leutenant Erwin Ziller, que após o primeiro voo motorizado do protótipo Ho 229 V2, em 2 de fevereiro de 1945 em Oranienburg,relatou que a aeronave tinha excelentes características aerodinâmicas.
Satisfeito com o vôo inicial o Ministério do Ar alemão encomendou 40 exemplares que seriam produzidos pela Gothaer Waggonfabrik.
Horten Ho-IX V2 em voo pilotado por Erwin Ziller (Única foto conhecida) |
Porém a 18 de fevereiro de 1945, noutro teste tendo novamente como piloto o Leutenant Ziller, a aeronave durante o vôo apresentou falha no motor de estibordo e na tentativa do pouso, a aeronave tombou, ocasionando a morte de Ziller.
Apesar do protótipo Ho 229 V2 ter acumulado apenas duas horas de vôo, o projeto foi posto em produção na fábrica da Gotha para ser avaliado pela Luftwaffe, onde seria designado de Gotha Go 229.
Reimar tinha planeado armar o terceiro protótipo com canhões de 30mm, mas a guerra terminou antes que este avião estivesse acabado. Sem que ele ou Walter soubessem os designers da Gotha alteraram substancialmente a fuselagem do V3, quando tentavam a terminá-lo. Por exemplo, eles usaram uma roda de nariz enorme em comparação com a unidade montada no V2, e Reimar especulou que os 1000 kg de carga de bombas do projeto pudessem ser influenciados negativamente, pois acreditava que estas alterações eram desnecessárias.
Horten Ho 229 V3 (0), Freeman Field, Jackson (Indiana), EUA,1945 |
Durante o período final da guerra, os militares dos EUA levaram a cabo a Operação Paperclip, um esforço para capturar avançadas pesquisas de armas alemãs, e mantê-las fora do alcance das tropas soviéticas. Um planador e o Horten Ho 229 V3, que se encontrava em fase final de montagem , foram capturados e enviados para os Estados Unidos para a avaliação. No caminho, o Ho 229 passou um breve período na RAE Farnborough, no Reino Unido, enquanto uma comissão examinou se os motores a jato britânicos poderiam ser instalados na fuselagem, mas a montagem mostrou-se incompatível com os turborreatores britânicos. Os americanos estavam apenas a começar a criar seus próprios turbojatos de compressor axial antes do fim da guerra, como a Westinghouse J30, com um nível de impulso aproximando ao do BMW 003.
Na sequência do aumento do interesse em aeronaves tipo asa voadora após a apresentação pública nos EUA do bombardeiro No, alguns escritores extrapolaram a partir da similaridade do B-2 com o Ho 229 para concluir que Reimar havia projetado o primeiro avião furtivo ao ter usado um layout que propositadamente reduzida RCS (radar cross section) do Ho 229.rthrop B-2 em 22 de novembro de 1988, e alimentada por reivindicações recentes de Reimar.
Comparação dos perfis do Horten 229 e do Northrop-Grumman B-2 |
No início de 2008, a Northrop-Grumman e o produtor de documentários de televisão Michael Jorgensen do National Geographic Channel produziram um documentário para determinar as capacidades furtivas do Ho 229. A Northrop-Grumman construiu um modelo em tamanho real não voador do V3, construído para determinar a assinatura de radar da aeronave. Depois de uma despesa de cerca de US$250.000 e 2.500 horas-homem, a reprodução do Northrop Ho 229 foi testada para determinar a sua assinatura de radar (RCS), nos equipamentos usados em meados da década de 1940.
Os testes de RCS testes mostraram que um hipotético Ho 229 que aproximasse da costa inglesa a partir de França a 885Km/h a 15-30 metros acima da água teria uma RCS de apenas 40% da de um Bf 109. As partes mais visíveis da aeronave eram as entradas dos jatos e o cockpit. Esta característica furtiva associadas a elevada velocidade da aeronave teria dado as defesas britânicas apenas dois e meio minutos de aviso para responder, o que não seria suficiente, para poder ser feita uma interceção.
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