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. | O Armstrong Whitworth Whitley AW38 foi um dos três bombardeiros médios, bimotor britânicos, serviço da Royal Air Force na a na eclosão da Segunda Guerra Mundial (os outros foram o Vickers Wellington e o Handley Page Hampden ). Ele participou do primeiro bombardeio da RAF em território alemão e manteve-se parte integrante do bombardeamento ofensivo britânico até a introdução dos bombardeiros pesados quadrimotores. A aeronave foi também utilizada pelo Comando Costeiro da RAF em operações de reconhecimento e patrulhamento marítimo. | |||||
. . | Ano | 1936 | ||||
Pais de Origem | Reino Unido | |||||
Função | Bombardeiro médio | |||||
Variante | Whitley Mk.V | |||||
Tripulação | 5 | |||||
Motor | 2 x Rolls-Royce Merlin X | |||||
Peso (Kg) | Vazio | 8707 | ||||
Máximo | 15075 | |||||
Dimensões (m) | Comprimento | 21,75 | ||||
Envergadura | 25,20 | |||||
Altura | 4,57 | |||||
Performance (Km) | Velocidade Máxima | 364 | ||||
Teto Máximo | 7200 | |||||
Raio de ação | 2400 | |||||
Armamento | Defensivo: 2 metralhadoras de 7.7 mm de na torre da cauda 2 metralhadoras de 7,7 mm na torre do nariz Ofensivo: até 3150 kg de bombas na baía interna | |||||
Países operadores | Reino Unido | |||||
Fontes |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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O Whitley foi desenhado por John Lloyd, o Designer Chefe de Armstrong Whitworth Aircraft para atender a especificação B.3/ 34 emitida em 1934 pelo ministério do ar para um bombardeiro pesado noturno.
Comparação entre os três bombardeiros médios da RAF no inicio da guerra |
O primeiro protótipo Whitley Mk I ( K4586 ) alimentado por dois motores radiais de 795cv Armstrong Siddeley Tiger IX, a 17 de Março de 1936. O segundo protótipo foi equipado com motores mais potentes Tiger XI. Devido à necessidade urgente de substituir os bombardeiros pesados biplanos em serviço na RAF, fora feita ainda em 1935 uma encomenda de 80 aviões tinha sido colocada em 1935, e por isso a primeira produção de 34 aeronaves Mk I foram equipadas com motores Tiger IX. No lote seguinte de 46 aeronaves seriam utilizados motores Tiger VIII de 920cv mais confiáveis que o anterior.
A substituição da torre operada manualmente do nariz, por uma Nash & Thomson motorizada e equipado com 2 metralhadoras de 7,7mm originou o Whitley Mk III, da qual foram construídas 80 aeronaves.
O Whitley Mk IV produzido a partir de 1938, resultaria da adaptação da aeronave aos motores de 1.030cv Rolls-Royce Merlin IV, que proporcionaram um aumento do desempenho, e o aumento da capacidade de combustível ( foram construídas 33 aeronaves).
O Whitley Mk V seria a versão principal de produção durante a guerra .Era baseada na Mk IV, com as barbatanas da cauda modificadas, e a torre da cauda substituída por uma Nash & Thompson motorizada e equipado com 2 metralhadoras de 7,7 m ( a fuselagem foi aumentada em 381 mm para melhorar o angulo de tiro). Esta versão voou pela primeira vez em dezembro de 1938, tendo a produção cessado em junho de 1943, tendo sido produzidas 1.466 aeronaves.
Whitley Mk III |
No início da Segunda Guerra Mundial, sete esquadrões de Whitley IIIs ou IVs da RAF estavam operacionais. Ao contrário do Hampden e Wellington o bombardeiro Whitley sempre foi destinado para operações noturnas e escapou as pesadas perdas iniciais no início da guerra. Com o Hampden, o Whitley fez o primeiro bombardeio em solo alemão na noite de 19/20 de março de 1940, e realizou a Operação Haddock, o primeiro ataque da RAF em Itália, na noite de 11/12 de junho de 1940
Como o mais velho dos três bombardeiros, o Whitley estava obsoleto no início da guerra, mas ainda assim foram produzidos 1814 aeronaves antes de ser obtido um substituto adequado. O Whitley foi retirado do serviço de linha de frente no final de 1942, mas continuou a funcionar como um transporte para tropas e de mercadorias, bem como para a formação de para-quedistas e reboque planadores.
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Armstrong Whitworth Whitley
o primeiro bombardeiro britânico sobre a Alemanha
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