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. | O Nakajima Ki-43 Hayabusa ("Falcão Peregrino") foi um caça usado pela Força Aérea do Exercito Imperial Japonês durante a segunda guerra mundial. Era designado nos relatórios Aliados por "Oscar", mas oficiosamente era designado por "Zero do exercito" pelos pilotos americanos devido à sua semelhança de perfil com o Mitsubishi A6M Zero da Marinha Imperial, diferindo essencialmente pela carlinga mais “limpa”, que a do Zero. Pilotos aliados relatavam frequentemente que o Ki-43 era extremamente ágil e difícil de atingir, mas que bastavam alguns projeteis certeiros para o destruir. Apesar das suas fragilidades, o Ki-43 abateu mais aviões aliados do que qualquer outro caça japonês. | |||||
. . | Ano | 1939 | ||||
Pais de Origem | Japão | |||||
Função | Caça | |||||
Variante | Ki-43 II | |||||
Tripulação | 1 | |||||
Motor | 1 x Nakajima Ha-115 radial de 1150cv | |||||
Peso (Kg) | Vazio | 1910 | ||||
Máximo | 2924 | |||||
Dimensões (m) | Comprimento | 8,92 | ||||
Envergadura | 10,84 | |||||
Altura | 3,27 | |||||
Performance (Km) | Velocidade Máxima | 530 | ||||
Teto Máximo | 11200 | |||||
Raio de ação | 1760 | |||||
Armamento | 2 x metralhadoras de 12.7 mm Ho-103 com 270 tiros por arma 2 bombas de 250 kg | |||||
Países operadores | Japão | |||||
Fontes |
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GALERIA | ||
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HISTÓRIA |
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Ki-43 III |
Tal como o A6M Zero, o Ki-43 utilizava um motor radial, e era leve e fácil de pilotar, com uma performance em combate que se tornou lendária no teatro de guerra asiático. Apresentava uma manobrabilidade superior a qualquer dos seus oponentes da fase inicial da Guerra, mas não dispunha de blindagem ou de tanques auto-selantes, e o seu armamento era fraco.
O Ki-43 foi concebido por Hideo Itokawa, que mais tarde se tornaria um dos pioneiros do programa espacial japonês.
O protótipo do Ki-43 foi produzido em resposta a uma especificação de dezembro de 1937 para um sucessor para o Nakajima Ki-27 “Nate” de trem de aterragem fixo. A especificação definia uma velocidade máxima de 500 km/h, uma taxa de subida de 5.000 m em cinco minutos e um raio de combate de 800 quilômetros. Em capacidade de manobra deveria ser no mínimo idêntico ao Ki-27.
Ki-43 II do 1º chutay, 25ºSentai, Nanjing, China, 1943 |
A primeira versão de produção, Ki-43 I, foi iniciada em novembro de 1939, e as primeira aeronaves começaram a ser entregues no início de 1941. Adicionalmente à excelente manobrabilidade da aeronave, o Ki-43 tinha também uma excelente taxa de subida, proporcionada pelo seu reduzido peso.
Ki-43 II |
O Ki-43 foi equipado inicialmente com duas metralhadoras Type 89 de 7.7mm, sincronizadas sob a capota (Ki-43 Ia), mas recebeu outras combinações de armamento.
O Ki-43-Ic, o mais pesadamente armado, dispunha de duas metralhadoras Ho-103 de 12.7mm, que no final da guerra utilizavam munições explosivas e perfurantes contra os caças aliados, embora o seu efeito tenha sido marginal. Esta foi a combinação de armamento mais vulgarizada no Ki-53, e que passaria a ser o standard do Ki-43 II).
Uso da mira telescópica do Ki 43 I |
As combinações de armamento foram mantidas mas o Ki-43 IIa (versão standard) podia transportar 500Kg de bombas ou igual peso em tanques externos de combustível. O Ki-43 IIb, era o modelo standard com equipamento de rádio.
A produção em larga escala do Ki-43 II foi iniciada em novembro de 1942, na Nakajima, na “Tachikawa Hikoki KK” e “Tachikawa Dai-Ichi Rikugun Kokusho” (Arsenal do Exercito - apenas produziu 49 unidades). A Nakajima cessou a produção em meados de 1944 em favor da Ki-84, mas o Tachikawa Hikoki continuou a produzir o Ki-43.
Ki-43 I Hei, em Tokorozawa, junho de 1942 |
Foram produzidos um total de 5919 aeronaves no conjunto das suas várias versões, das quais a Tachikawa produziu 2124 Ki-43 II e III entre abril de 1944 e o final da Guerra.
A primeira versão, Ki-43 I, entrou serviço em 1941, o Ki-43 II em dezembro de 1942 e o Ki-43-III no verão de 1944. A aeronave foi utilizada na China, Burma, Malasia, Nova Guiné, Filipinas, Ilhas do Pacífico Sul e as ilhas Japonesas.
Como o Zero, o Ki-43 inicialmente obteve superioridade aérea nos céus da Malásia, Indias Orientais Holandesas, Birmânia e Nova Guiné. Isto, em parte, devido ao melhor desempenho do “Oscar”, e em parte, devido ao número relativamente pequeno de caças aliados em condição de combate, principalmente os Curtiss P-36 Hawk, Curtiss P-40, Brewster Buffalo, Hawker Hurricane e Curtiss-Wright CW-21 na Ásia e no Pacífico durante os primeiros meses da Guerra. Com a progressão da Guerra o caça veio a sofrer das mesmas fraquezas do A6M Zero; blindagem ligeira, e falta de tanques de combustível auto-selantes eficazes, que causaram inúmeras baixas em combate. O seu armamento, duas metralhadoras, também se revelou insuficiente contra os aviões aliados mais pesadamente blindados.
Ki-43 II capturado por Nacionalistas Chineses |
Com a introdução pelos aliados de caças mais capazes como o Republic P-47 Thunderbolt, o Lockheed P-38 Lightning, o North American P-51 Mustang, o Vought F4U Corsair, o Grumman F6F Hellcat e mais tarde o Supermarine Spitfire/Seafire, os japoneses perderam completamente o domínio dos céus, sendo forçados a uma guerra defensiva.
No entanto, mesmo perto do fim, a excelente manobrabilidade do “Oscar” continuava a dar-lhe uma vantagem significativa em combate sobre os pilotos aliados menos experiente. De outubro a dezembro de 1944, foram abatidos em combate aéreo 17 Ki-43 mas com um custo muito elevado. Durante os combates os Ki-43 abateram sete C-47, cinco B-24 Liberator, dois Spitfires, dois Beaufighter, dois Mosquito, dois F4U Corsair, dois B-29 Superfortresses, um F6F Hellcat, um P-38, e um B-25.
No final da guerra, a maioria das unidades de Ki-43 Hayabusa começaram a substituir as suas aeronaves pelo mais capaz Nakajima Ki-84 Hayate "Frank", mas algumas utilizaram o Hayabusa até o fim da guerra.
Como a maioria dos tipos aviões de combate japoneses, muitos Ki-43 Hayabusa foram, no final, utilizado em ataques kamikaze contra a frota americana.
Ki-43 II do Tillamook Air Museum (réplica) |
Após a Guerra alguns Ki-43 capturados foram utilizados pela Força Aérea Francesa na Indochina contra os rebeldes Viet Minh.
O unico Ki-43 Oscar em condição de voo existente atualmente pertence ao Tillamook Air Museum. Os outros sete sobreviventes pertencem a The Duxford Fighter Collection, Flying Heritage Collection, Alpine Fighter Collection, Pima Air & Space Museum, Seattle Museum of Flight, Texas Airplane Factory e Chiran Peace Museum for Kamikaze Pilots.
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